Rússia e Ucrânia começam colheita do trigo com maior rendimento e mesma qualidade

Publicado em 06/07/2016 16:02

MOSCOU/KIEV, (Reuters) - Exportadoras de trigo do Mar Negro, Rússia e Ucrânia começaram a colheita e estão vendo maior rendimento e a mesma qualidade de um ano atrás, disseram analistas e operadores.

A colheita começa com preços globais do trigo próximo a mínimas de 10 anos devido a bons prospectos nos países produtores.

A Rússia está sob a expectativa de colher uma safra recorde nesse ano, e o clima favorável tem melhorado prospectos para a safra ucraniana desde a primavera. O país vizinho Cazaquistão começará a colheita mais adiante no verão.

A Rússia já colheu 4,2 milhões de toneladas de trigo com um rendimento de 4,45 toneladas por hectare, contou o Ministério da Agricultura à Reuters. Nesta mesma data há um ano, o rendimento do trigo estava em 3,74 por hectare.

Produtores ucranianos já colheram 369 mil toneladas de trigo de 2 por cento da área planejada, ante 274 mil toneladas da mesma data do ano passado.

O rendimento médio do trigo da Ucrânia até o momento é de 3,75 toneladas por hectare, ante 3,20 toneladas há um ano, disse Yelizaveta Malyshko da UkrAgroConsult.

(Por Polina Devitt e Pavel Polityuk)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Federarroz avalia como sucesso os leilões da Conab para escoamento do arroz safra 2024/2025
Do prato ao campo: Como a queda no consumo de arroz e feijão afeta a saúde e a renda do produtor rural
Trigo/Cepea: Preços apresentam movimentos distintos dentre os estados
Arroz/Cepea: Com expectativa positiva para leilões, preços sobem
Área semeada com arroz no RS ultrapassa 95,24% da intenção
Preços de arroz e feijão caem, mas consumo segue em retração no varejo alimentar em 2025