Importação de feijão cresce 79% neste ano, mas não muda oferta de carioca

Publicado em 13/07/2016 07:49

O descompasso entre o consumo e a produção nacional de feijão – fruto da perda de área da cultura e problemas climáticos – fizeram o mercado acelerar a importação no primeiro semestre. No final do mês passado, o governo federal decidiu zerar por 90 dias a alíquota para compra de fora do Mercosul. De janeiro a junho, o Brasil trouxe de fora 91,9 mil toneladas, 79% a mais ante igual período de 2015 e 360% acima de dois anos atrás, embora ainda abaixo de períodos anteriores.

Presença essencial no prato do brasileiro, o feijão tem sido um dos vilões da inflação. O tipo carioca, o mais consumido no país, subiu 27,7% na primeira prévia de julho do IGP-M, divulgada na segunda-feira. Na sexta-feira, o IBGE mostrou que, pelo IPCA, o produto teve alta de 41,78% em junho. No acumulado ano, 89,26%.

Para o presidente do Instituto Brasileiro do Feijão (Ibrafe), Marcelo Lüders, a medida do governo é bem-vinda, mas não deve ter grande efeito prático.

– É mais na linha de marketing político do que um apoio efetivo – avalia Lüders.

O especialista explica que o feijão-carioca é uma variedade que somente o Brasil produz em larga escala. Portanto, não há oferta no mercado internacional. Para o consumidor gaúcho, no entanto, que come mais feijão-preto, é possível que a importação dê algum alívio, pondera Lüders. No carioca, recuo nos preços nas gôndolas só com a próxima safra.

Leia a notícia na íntegra no site Zero Hora.

Fonte: Zero Hora

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto