Produtores australianos adiam venda de trigo esperando preços firmes com La Niña

Publicado em 26/07/2016 15:00

SYDNEY (Reuters) - Produtores australianos estão segurando seus estoques de trigo e detendo-se de fechar acordos para vendas futuras, por expectativas de que o fenômeno La Niña mais adiante no ano afete a produção global e eleve preços ante as atuais mínimas de 10 anos.

Com o mercado global atualmente abastecido, vendas menores do quarto maior exportador mundial não devem ter grande impacto imediato nos preços. No entanto, um atraso nas vendas pode levar a Austrália a perder parcela no mercado internacional para produtores rivais do Mar Negro.

"Tem um montão de trigo no mundo. Precisamos de um desastre em algum lugar para elevar os preços acima do custo de produção," disse Dan Cooper, um produtor de Caragabal, 460 quilômetros oeste de Sydney.

Uma agência de meteorologia dos Estados Unidos disse que há uma chance de 55 a 60 por cento de um La Niña se desenvolver de agosto a outubro.

(Por Colin Packham)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Exportações de arroz da Tailândia podem cair até 12,5% em 2026, prevê governo
Retro 2025-Feijão/Cepea: Em 2025, cotações do feijão preto cedem, enquanto os do carioca se sustentam
Federarroz avalia como sucesso os leilões da Conab para escoamento do arroz safra 2024/2025
Do prato ao campo: Como a queda no consumo de arroz e feijão afeta a saúde e a renda do produtor rural
Trigo/Cepea: Preços apresentam movimentos distintos dentre os estados
Arroz/Cepea: Com expectativa positiva para leilões, preços sobem