Vazio sanitário do feijão começa em setembro

Publicado em 31/08/2016 08:10

O período do vazio sanitário do feijão de 30 dias será realizado a partir de setembro para o Distrito Federal (Portaria 54, de 1 de julho de 2013), e nos municípios do noroeste de Minas Gerais (Portaria nº 1322, de 28 de junho de 2013) e para o estado de Goiás (Instrução normativa 02/2014).

O objetivo do vazio sanitário é reduzir a população da mosca-branca - Bemisia tabaci e principalmente das plantas infectadas com o vírus do mosaico dourado e com o vírus do mosqueado suave do caupi, ambos transmitidos por adultos da mosca-branca. 

Em Goiás, o período do vazio sanitário do feijão é divido em duas regiões distintas: na região 1 - será entre os dias 5 de setembro a 5 de outubro, e envolve oitenta municípios do sudoeste goiano; na região 2, será entre os dias 20 de setembro a 20 de outubro, no noroeste goiano, atendendo 143 municípios. Para o Distrito Federal e Minas Gerais o período do vazio sanitário é de 20 de setembro a 20 de outubro.

Para a entomologista da Embrapa Arroz e Feijão, Eliane Quintela, o vazio sanitário do feijoeiro comum foi estabelecido nestas regiões por causa das elevadas perdas na produção. A implantação do vazio sanitário tem sido um sucesso, com reduções significativas no número de pulverizações para o controle da mosca-branca e das plantas infectadas por viroses viabilizando o plantio do feijoeiro no período de outubro e novembro nestas regiões.

O vazio sanitário é o período de ausência total de plantas vivas da cultura do feijoeiro comum e plantas invasoras na área de plantio. Durante a vigência do vazio sanitário, todas as plantas de feijoeiro comum, cultivadas ou voluntárias, deverão ser eliminadas por meio de controle químico ou mecânico. A responsabilidade da eliminação é do produtor, arrendatário ou ocupante das áreas produtoras de feijão.

Fonte: Embrapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto