Emater indica intenção de aumento de área inferior a 1% para o arroz

Publicado em 31/08/2016 09:44

A Emater/RS­Ascar divulgou nesta terça­feira (30), durante o Café da Manhã com a Imprensa, na 39ª Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, as estimativas iniciais de área a ser plantada, produtividade e produção esperada dos principais grãos de verão (arroz, feijão 1ª safra, milho e soja) para a safra 2016/2017. Com a coordenação da Gerência de Planejamento da Instituição, o levantamento foi finalizado na semana de 22 a 26 de agosto, e contabiliza, para a próxima safra de verão no Rio Grande do Sul, uma produção de 29.105.276 toneladas, valor 2,20% maior do que os 28.477.369 colhidos no ano que passou.

Os números obtidos de maneira preliminar pela Emater/RS­Ascar indicam que o Estado deverá ter pouca variação em relação à área a ser plantada com as principais culturas de verão, na comparação com a área semeada no ano anterior. A variação identificada foi de apenas +1,66%. Se considerado o total semeado com essas culturas, a área cultivada chega a 7,463 milhões de hectares no Estado.

Analisando ­as individualmente, a variação foi de 0,64% na área do arroz, ­1,39% do feijão 1ª safra, 8,93% no milho e 0,90% para a área da soja. Importante para a produção leiteira, o plantio de milho destinado à produção de silagem segue com aumento constante nos últimos anos, sendo que para esta safra é de 1,60%. “Nesse sentido, os números desse primeiro levantamento não mostram surpresas, uma vez que essas variações eram esperadas face à atual conjuntura”, analisa o presidente da Emater/RS, Clair Kuhn.

Arroz

Baixos estoques, dificuldades durante a evolução da safra passada, que resultaram em produção abaixo do esperado, e preços valorizados em relação às médias históricas estimularam os orizicultores, aumentando a área em 0,64%. Mesmo assim, a área esperada para este ano deverá ficar dentro da média dos últimos anos, situando­se ao redor de um milhão de hectares.

Leia a notícia na íntegra no site Planeta Arroz.

Fonte: Planeta Arroz

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.