Clima favorável beneficia culturas de inverno no RS

Publicado em 01/09/2016 17:14

Os produtores de trigo do Rio Grande do Sul estão com uma expectativa positiva em relação à obtenção de uma boa produtividade na safra deste ano. De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar nesta quinta-feira (01/09), a maior parte das lavouras apresenta boas condições sanitárias e o clima dos últimos dias foi favorável para a cultura. 

Na semana que passou foram intensas as atividades de aplicação de fungicidas nos trigais gaúchos, visando à prevenção e ao controle de doenças na parte aérea da cultura, especialmente em relação à giberela, prática que deverá ter continuidade nas próximas semanas, se as condições climáticas permitirem.

“De maneira geral, a cultura se apresenta com um percentual elevado de lavouras em desenvolvimento vegetativo (78%). Porém, a partir de agora, é esperado o aumento expressivo do percentual de lavouras em fase de floração e formação de grão, período muito suscetível às baixas temperaturas e, principalmente, às geadas”, comenta o diretor técnico da Emater/RS, Lino Moura.

Em relação à cevada, a cultura se mantém em fase de formação de espigas, com boa sanidade, também beneficiada pelo tempo seco e as baixas temperaturas noturnas. Os agricultores estão aplicando nitrogênio em cobertura e fungicida protetor contra a giberela e septória. “O temor dos produtores é a ocorrência de geada em meados de setembro, o que pode ser fatal para a cultura”, alerta Moura.

A canola se mantém nas fases de floração e formação das síliquas, com boa estatura, sanidade de plantas e potencial de produção favorável. Os produtores estão realizando aplicação de fungicida e inseticida, a fim de proteger as folhas e as síliquas. A colheita está projetada para iniciar na primeira quinzena de outubro, liberando a área para o cultivo das culturas de verão.

Fonte: Emater/RS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto