Assembléia do RS adia votação de veto sob lei que pretende aumentar tributação do arroz

Publicado em 08/09/2016 08:02

Uma decisão de lideranças na Assembleia Legislativa adiou a avaliação do veto total do governador José Sartori ao projeto de lei 181/2013, de autoria do deputado estadual Frederico Antunes (PP) que modifica a legislação tributária sobre o arroz. O veto do governador está baseado em dois fatores: a inconstitucionalidade do Legislativo interferir em regramento exclusivo do Executivo, e o pedido dos representantes de produtores, industriais e cooperativas arrozeiras gaúchas.

A cadeia produtiva entende que apenas algumas empresas ­ que vêm obtendo vantagens graças a ações judiciais ­ seriam atendidas pela nova legislação, enquanto que o produtor, já em dificuldades, passaria a pagar diretamente 12% de ICMS na venda do arroz. O autor da lei diverge e considera que a norma estabelece isonomia à cadeia produtiva e permite ao agricultor maior leque de escolhas na venda de seu produto.

Segundo divulgado pela assessoria da Assembleia Legislativa, conforme decisão das lideranças e atendendo a um pedido do líder do governo, deputado Gabriel Souza (PMDB), durante reunião realizada no final da manhã e coordenada pela presidente da Assembleia, deputada Silvana Covatti (PP), nenhum projeto constante da pauta da Ordem do Dia foi apreciado na tarde de terça­feira (6).

A pauta de votação tem 28 matérias aptas a serem apreciadas, porém um veto total do governo do Estado a um projeto do deputado Frederico Antunes (PP) – que trata de isonomia no tratamento tributário em operações com arroz ­ tranca a pauta desde 30 de agosto, necessitando, por isso, ser votado em primeiro lugar.

O pedido do líder do governo foi justamente solicitar uma semana a mais para votá­lo, o que deverá possibilitar alguns entendimentos entre os parlamentares, uma vez que a derrubada do veto ou sua rejeição é polêmica mesmo entre orizicultores, conforme os deputados. No entanto, a pauta deverá seguir trancada até o final de setembro em virtude dos feriados e festividades da Semana Farroupilha. 

Leia a notícia na íntegra no site Planeta Arroz.

Fonte: Planeta Arroz

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto