MS espera plantar 2,44% de soja a mais na safra 2016/17 com produção recorde

Publicado em 19/09/2016 08:06

A Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS) divulgou nesta sexta-feira (16), em Ponta Porã, as estimativas para a próxima safra do grão, ciclo 2016/2017. O município, que é o 2º maior produtor da oleaginosa do Estado, sediou o lançamento do plantio do grão após o fim do período de vazio sanitário.

Impedidos de plantar entre os dias 15 de junho e 15 de setembro, produtores estão autorizados a iniciar a semeadura em todas as regiões de Mato Grosso do Sul a partir desta sexta-feira. A medida é tomada anualmente para reduzir a ocorrência de focos de ferrugem asiática nas lavouras, o que pode colocar em risco a produção.

Números esperados

No lançamento do plantio, a entidade anunciou que estima utilização de 2,52 milhões de hectares para o plantio de soja no ciclo 2016/17, o que representará um crescimento de 2,44% no comparativo com a safra 2015/16, que ocupou 2,46 milhões de hectares.

Já em relação à produção, a expectativa é de colheita de 7,79 milhões de toneladas, também 2,44% à frente da produção de 2015/16, que foi de 7,60 milhões de toneladas. Se esse número se confirmar ao final da safra 2016/17, Mato Grosso do Sul terá produção historicamente recorde.

No entanto, mesmo com aumento de área e de produção, a perspectiva de produtividade média para o próximo ciclo se mantém estável, com 51,5 sacas por hectare.

Desafios e cuidados

O que explica a variação nula na produtividade, segundo o presidente da Aprosoja/MS, Christiano Bortolotto, são desafios que estão à frente da safra verão.

“Essa será uma safra difícil. Um dos fatores determinantes para isso são os altos custos de produção, ainda mais altos neste ciclo. Além disso, o cenário é de uma super safra norte-americana e com possíveis preços baixos no momento da colheita no Brasil”, contextualizou o presidente.

Olhos atentos

“Isso afeta a rentabilidade do produtor brasileiro, por isso vai ser um ano em que vai ser preciso ficar de olho nos custos de produção e tomar todos os cuidados necessários, principalmente no que diz respeito às questões climáticas. A incerteza do clima também pode gerar uma realidade que afete a produtividade”, completou Bortolotto. “Com dois fatores aliados: risco climático e risco de preços baixos, é possível afirmar que esta safra exige muita atenção do produtor rural”.

Participaram do evento o secretário de Estado de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf), Fernando Lamas, o chefe-geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Guilherme Asmus, representantes da Fundação Meridional, além do presidente do Sindicato Rural de Ponta Porã, André Cardinal, e dos diretores da Aprosoja/MS André Dobashi, Juliano Schmaedecke, Lúcio Damalia e Luis Seibt.

A iniciativa foi patrocinada pelo Governo do Estado, por meio da Sepaf e do Fundo para o Desenvolvimento das Culturas de Milho e Soja (Fundems), além de ser uma parceria da Aprosoja/MS com a Fazenda Jotabasso. O evento ainda teve o apoio da Federação de Agricultura e Pecuária de MS (Sistema Famasul) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS (Senar/MS).

Fonte: Aprosoja MS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibrafe: Continua complicada a colheita no Paraná
Região de Tupã/SP perdeu 70% da safra de amendoim
Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país