Produtores de arroz migram para soja e milho e produção registra queda na Safra 2015/2016

Publicado em 21/09/2016 16:41
Dados da Conab também revelaram baixa no estoque final do produto, que no momento conta com 315 mil toneladas

Brasília (21/09/2016) – A produção brasileira de arroz fechou a safra 2015/2016 com 10,6 milhões de toneladas. O número indica uma queda de 1,8 milhões de toneladas, se comparada a última safra, que contabilizou 12,4 milhões. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a redução é justificada pelo fato dos produtores terem migrado do cereal para outras culturas, como a soja e o milho, que estavam oferecendo melhor rentabilidade.

O clima também prejudicou a produção. No Rio Grande do Sul, responsável por 70% do montante nacional, o excesso de chuvas entre janeiro e fevereiro atingiu as lavouras que estavam na fase final de desenvolvimento. Por conta desses fatores, a colheita foi prejudicada, ocasionando perdas de qualidade e quantidade do cereal. Nas outras regiões, o clima também afetou as plantações, fazendo com que houvesse perdas de 6% em todo o país.

Os dados da Conab revelaram baixa nos estoques de passagem do arroz, que até o momento conta com 315 mil toneladas. Na safra passada, essa reserva estava em 962 mil toneladas. “A informação é preocupante para o mercado brasileiro, uma vez que essa quantidade é equivalente a aproximadamente 10 dias de consumo nacional. Dessa forma, qualquer imprevisto com relação à oferta e demanda poderá ocasionar falta do produto no mercado e o os preços poderão sofrer um aumento significativo”, explicou Alan Malinski, assessor técnico da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Por conta dos problemas na produção brasileira, a importação de arroz esta estimada em 1,3 milhão de toneladas, aumento de 800 mil toneladas se comparado à safra anterior. Com relação ao consumo na safra 2015/16, o número se manteve nos mesmos 11,4 milhões de toneladas de 2014/15. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), cada brasileiro consome, em média, 25 quilos de arroz ao ano.

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto