Com safra menor, pode faltar arroz no mercado

Publicado em 29/09/2016 07:39

O hábito faz o número. Presença indispensável no famoso prato feito e companheiro inseparável do feijão, o arroz não sai da mesa do brasileiro: foram 11,4 milhões de toneladas consumidas na safra 2015/16, o que significa 25 kg por pessoa, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

No entanto, se o consumo continuou firme, o mesmo não se pode dizer da produção. Em uma safra marcada pela migração de agricultores para o milho e para a soja, mais rentáveis no momento, e também por problemas climáticos, que levaram a perdas de 6% no país, a safra de arroz teve queda de 14,5% e fechou em 10,6 milhões de toneladas.

Com isso, o estoque também caiu - atualmente está 315 mil toneladas, menos de um terço em relação ao da safra passada, quando as reservas chegaram a 962 mil toneladas. “A informação é preocupante para o mercado brasileiro, uma vez que essa quantidade é equivalente a aproximadamente 10 dias de consumo nacional. Dessa forma, qualquer imprevisto com relação à oferta e demanda poderá ocasionar falta do produto no mercado”, explica Alan Malinski, assessor técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Leia a notícia na íntegra no site Gazeta do Povo.

Fonte: Gazeta do Povo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços de arroz e feijão caem, mas consumo segue em retração no varejo alimentar em 2025
CNA defende avanço nos padrões de qualidade para feijão e pulses
Plantio do Feijão 1ª Safra se aproxima do final no Rio Grande do Sul
Federarroz faz balanço de 2025 e projeta cenário desafiador mas otimista para 2026
Farsul divulga nota técnica sobre impactos da queda do preço do arroz na arrecadação do ICMS
Deral vê plantio recorde para 2ª safra de milho do Paraná, mantém previsão para soja