Com safra menor, pode faltar arroz no mercado

Publicado em 29/09/2016 07:39

O hábito faz o número. Presença indispensável no famoso prato feito e companheiro inseparável do feijão, o arroz não sai da mesa do brasileiro: foram 11,4 milhões de toneladas consumidas na safra 2015/16, o que significa 25 kg por pessoa, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

No entanto, se o consumo continuou firme, o mesmo não se pode dizer da produção. Em uma safra marcada pela migração de agricultores para o milho e para a soja, mais rentáveis no momento, e também por problemas climáticos, que levaram a perdas de 6% no país, a safra de arroz teve queda de 14,5% e fechou em 10,6 milhões de toneladas.

Com isso, o estoque também caiu - atualmente está 315 mil toneladas, menos de um terço em relação ao da safra passada, quando as reservas chegaram a 962 mil toneladas. “A informação é preocupante para o mercado brasileiro, uma vez que essa quantidade é equivalente a aproximadamente 10 dias de consumo nacional. Dessa forma, qualquer imprevisto com relação à oferta e demanda poderá ocasionar falta do produto no mercado”, explica Alan Malinski, assessor técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Leia a notícia na íntegra no site Gazeta do Povo.

Fonte: Gazeta do Povo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto