Uruguai: ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca quer dobrar área irrigada

Publicado em 10/10/2016 18:04

O ministro de Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai, Tabaré Aguerre, trabalha junto ao Parlamento do país para defender a "Lei de Irrigação", que garantirá o acesso aos produtores à água irrigada, incluindo os de pequena e média escala. Atualmente, a irrigação no Uruguai cobre cerca de 225.000 hectares, mas o objetivo da lei é duplicar a área.

"A lei tem como objetivo principal fomentar e estimular um uso mais eficiente do recurso hídrico, para melhorar a produtividade e a sustentabilidade do sistema agrícola, o que implica em um aumento do rentimento e competitividade em toda a cadeia, em um país onde temos muita água de chuva, porém, mal distribuída", declarou o ministro no Parlamento, com a finalidade de defender a lei.

"Está provado que incorporar a irrigação como uma tecnologia moderna, associada a um processo de produção nas culturas de inverno, beneficiaria ao produtor e à cadeia, como também impactaria no restante da economia de forma muito importante", enfatizou.

Hoje se armazena apenas 5% da água que cai. O restante é destinado aos rios e os oceanos. No entanto, se o Uruguai armazenar mais 5%, é capaz de irrigar 500.000 hectares.

Atualmente, 225.000 hectares são irrigados, sendo que 200.000 deles são destinados ao arroz, representando 90% do volume total da água para irrigação. O ministro explicou aos parlamentares que "o solo possui uma capacidade de armazenamento para que as plantas não sofram por 15 dias no verão e por 25 dias no inverno".

Por: Izadora Pimenta, com informações do TodoElCampo.com.uy
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto