Consultoria confirma queda nas exportações de trigo da França

Publicado em 13/10/2016 15:46

PARIS (Reuters) - A consultoria agrícola France AgriMer reafirmou nesta quinta-feira um declínio nas exportações de trigo da França após uma colheita fraca, mas disse que problemas de clima em 2016 não devem tirar o ânimo de produtores de continuar com o cereal na safra do próximo ano.

Em um relatório mensal de oferta e demanda, a consultoria estimou a colheita de trigo deste verão na França em 28 milhões de toneladas, 31,5 por cento abaixo de uma safra recorde de 2015/16.

Isso fica 500 mil toneladas abaixo da estimativa de setembro da consultoria.

A AgriMer manteve sua previsão para exportações para fora da União Europeia inalterada em 4,7 milhões de toneladas, 62,8 por cento abaixo das 12,6 milhões de toneladas em 2015/16, enquanto reduziu a previsão para os embarques para dentro da UE para 6,4 milhões de toneladas, abaixo das 6,6 milhões vistas no último mês e 15,6 por cento abaixo do nível de 2015/16.

As embarcações francesas em julho a setembro, os primeiros três meses do ano comercial, caíram 30 por cento ante o mesmo período em 2015 e estavam desacelerando progressivamente, disse a France AgriMer.

"Estamos vendo uma queda nas exportações mês a mês, com uma desaceleração com relação ao Norte da África", disse Olivia Le Lamer, chefe da unidade de grãos da France AgriMer, a repórteres.

(Por Gus Trompiz, Valerie Partent e Sybille de La Hamaide)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços de arroz e feijão caem, mas consumo segue em retração no varejo alimentar em 2025
CNA defende avanço nos padrões de qualidade para feijão e pulses
Plantio do Feijão 1ª Safra se aproxima do final no Rio Grande do Sul
Federarroz faz balanço de 2025 e projeta cenário desafiador mas otimista para 2026
Farsul divulga nota técnica sobre impactos da queda do preço do arroz na arrecadação do ICMS
Deral vê plantio recorde para 2ª safra de milho do Paraná, mantém previsão para soja