Argentina: alagamentos e falta de condição de solo prejudicam cultivos em Santa Fé

Publicado em 03/11/2016 08:35

As intensas chuvas e tempestades ocorridas nos últimos dias provocaram encharcamento e alagamento nos campos do centro e do norte da província de Santa Fé, na Argentina, prejudicando o trigo que já se encontra em etapa de espigamento e começo de enchimento de grãos.

Também foram danificados o milho e o girassol recém implantados, especialmente aqueles que estão nos lotes mais baixos.

Depois de três ou quatro dias ensolarados, uma nova manifestação de instabilidade climática com ocorrência de chuvas em 75% da área, sendo que os departamentos de San Martín, Castellanos (centro Sul), Las Colonias (centro-sul), La Capital e San Jerónimo foram os mais afetados, com registros de descargas elétricas, fortes rajadas de vento e queda de granizo em vários locais pontuais, com maior incidência em centros urbanos e menor impacto em zonas rurais, com escassos danos nos cultivos, segundo informou o Sistema de Estimativas Agrícolas da Bolsa de Comércio de Santa Fé.

Os milímetros de água criaram condições de encharcamento e alagamentos parciais muito desfavoráveis para os cultivos de trigo em etapa de espigamento e começo de enchimento de grãos, assim como para o girassol e para o milho implantados, em particular nas posições topográficas mais baixas da paisagem, que já apresentavam solos de saturados a muito saturados.

Entre os produtores, há preocupação por conta de falta de condição de solo para continuar com as atividades específicas, como tarefas de aplicação e controle de pragas por um lado e as plantadeiras que não puderam entrar em ritmo constante de plantio. Com isso, o nascimento de pragas não deu trégua, sendo a buva e as plantas daninhas as que mais trouxeram complicações.

Por sua parte, o processo de plantio de soja foi iniciado nas superfícies e solos que permitiram a atividade, com uma média de avanço de 1,5%, representando um atraso de 10,5% em comparação com a safra passada.

Tradução: Izadora Pimenta

Fonte: Infocampo.com.ar

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Arrozeiros garantem que não faltará arroz mesmo com as enchentes no Rio Grande do Sul
Irga instala comitê de crise em Camaquã
Anec avalia que enchentes no RS podem levar a originação de soja em outros Estados
É hora do Brasil importar arroz? Medida gera divergências entre governo e especialistas do setor
Ibrafe: O Brasil não terá necessidade de importar Feijão mesmo com as perdas do Rio Grande do Sul