Argentina: total da safra 2016/17 de grãos deve ser de 130 milhões de toneladas

Publicado em 14/11/2016 09:05

Durante a jornada de Perspectivas Agrícolas organizada pela Secretaria de Mercados Agroindustriais, na Argentina, foram divulgadas as estimativas oficiais da safra 2016/17 do país.

Os dados foram entregues pelo subsecretário de Agricultura, Luis Urriza, que disse: "temos um cenário completamente diferente. Isso se deve às medidas de governo que, nos últimos meses, se comprometeu a trazer numeros confiáveis que, por sua vez, se traduzem na capacidade de produzir do campo".

Segundo as estimativas, o trigo teve um crescimento de área de 17% em respeito à safra passada e deve alcançar os 5 milhões de hectares. A produção deve aumentar em 30%, com quase 15 milhões de toneladas.

Para o milho, a área estimada de plantio está em mais de 7 milhões de hectares, 5,5% a mais do que no ano anterior. O crescimento produtivo será de quase 12%, chegando a 44 milhões de toneladas.

A soja é o único cultivo que diminui em superfície e produção, por conta do auge dos cereais. A queda em área semeada é de quase 3% e a produção diminui em 4,7%, totalizando 56 milhões de toneladas.

E, por último, a área de girassol deve ter um aumento de 14% de área plantada (1,6 milhões de hectares) com um crescimento de 17% de produção (3,5 milhões de toneladas). Estima-se, portanto, que a safra total seja de 130 milhões de toneladas, de acordo com Urriza.

Tradução: Izadora Pimenta

Fonte: Clarín

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.