Conab estabelece prêmio máximo de R$ 10,98/saca em leilões de subvenção ao trigo

Publicado em 30/11/2016 08:11

SÃO PAULO (Reuters) - A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou o valor máximo do prêmio de abertura para os leilões de subvenção ao mercado de trigo que serão realizados na sexta-feira.

A Conab vai oferecer subvenção de, no máximo, 0,183 real por quilo de trigo, ou 10,98 reais por saca de 60 kg, em operações de Pepro e PEP.

No primeiro instrumento, os produtores participam de um leilão para disputar um prêmio que é a diferença entre os valores de mercado e o preço mínimo definido pelo governo. No segundo, a disputa é por uma subvenção paga às empresas que fizerem a compra e a venda do produto, incluindo moinhos, fábricas de ração animal e exportadores.

O preço mínimo do trigo está definido atualmente em 38,65 reais por saca. Analistas reportam que a média dos negócios realizados está em 34,80 reais no Paraná e 30 reais no Rio Grande do Sul. Os dois Estados são os principais produtores de trigo do país.

Nesta primeira rodada, a Conab vai ofecer apoio à comercialização de 215 mil toneladas de trigo.

A autorização para leilões que garantam o preço mínimo foi publicada na segunda-feira no Diário Oficial da União. O governo destinou 150 milhões de reais para as operações e a estimativa da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura é de que os recursos serão suficientes para subvencionar a comercialização de 1,2 milhão a 1,7 milhão de toneladas do cereal.

Os preços têm sido muito pressionados no mercado do Sul do país, principal região produtora, devido a uma safra recorde e uma grande oferta no exterior.

Os próximos leilões de subvenção estão previstos para os dias 9 e 16 de dezembro deste ano, de acordo com a Conab.

(Por Gustavo Bonato)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto