Trigo: Brasil com rendimento acima do esperado e Argentina avançando na colheita

Publicado em 05/12/2016 13:02

Enquanto no Brasil a colheita de trigo está em sua etapa final, com rendimentos maiores do que o esperado, a Argentina chegou a quase 30% da área estimada a nível nacional colhida.

No Brasil, os rendimentos médios chegam a 50 sacas por hectare, apesar das chuvas que afetaram os cultivos durante a fase de maturação em outubro, de acordo com o Grupo Trigo, que realizou seu último boletim com dados da Emater RS.

No Paraná, de acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral) do estado, os rendimentos médios foram de 52 sacas por hectare. As possíveis perdas no centro-norte do estado podem ser compensadas por produtividades acima da média na zona oeste, que em alguns casos podem superar as 67 sacas por hectare.

Já na Argentina, a colheita avança com fluidez, alcançando um progresso de 28,9% da superfície apta em todo o país. A área colhida, portanto, já chega a 1,2 milhões de hectares, segundo o Grupo Trigo.

O rendimento médio nacional subiu para 42 sacas por hectare, mas espera-se que essa média melhore a medida em que a colheita se inicie nos núcleos trigueiros da província de Buenos Aires.

Tradução: Izadora Pimenta

Fonte: Todoelcampo.com.uy

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto