Conab oferece PEP e Pepro para apoio a produtores de trigo da Região Sul

Publicado em 09/12/2016 11:35

Nesta sexta-feira (09), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizou mais dois leilões de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) e de Prêmio para Escoamento de Produto (PEP) para o trigo em grãos da safra 2016/2017. As operações estão descritas nos avisos 225 e 226, respectivamente.

No leilão de Pepro, foi negociada subvenção para 67,6% do volume ofertado, o que corresponde a 120 mil toneladas das 177,5 mil t previstas. No caso do Prêmio para Escoamento de Produto (PEP), a negociação atingiu apenas mil toneladas das 107,5 mil t previstas.

Esses leilões atendem a demanda do setor produtivo, para incentivar a equalização de preços do trigo produzido nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, uma vez que o produto vem sendo comercializado na Região Sul a preços abaixo do mínimo fixado pelo governo federal, de R$ 0,6442 o quilo. Outros dois leilões estão previstos para a próxima sexta-feira (16) e as quantidades serão definidas em edital

As primeiras operações de apoio à comercialização do trigo da safra 2016/2017 ocorreram no dia 2 de dezembro, quando foi negociado PEPRO para 92,5 mil toneladas das 107,5 mil previstas e PEP para 36,7 mil t das 107,5 mil t ofertadas. As últimas operações de subvenção realizadas pelo governo federal haviam sido realizadas em 2013 (PEP de laranja) e em 2015 (Pepro de borracha).

O PEP é um incentivo econômico oferecido a quem adquirir o produto de cooperativa ou produtor e escoá-lo para uma região definida. Já o Pepro destinado a produtor ou cooperativa que se disponha a vender a sua mercadoria (no caso o trigo) pela diferença entre o preço mínimo e o de referência definido pelo governo, com o dever também de escoá-lo de acordo com o edital.

Confira aqui o resultado das operações.

Fonte: Conab

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto