Para o Governo argentino, a colheita de trigo alcançará recordes históricos

Publicado em 23/12/2016 08:45

O governo da Argentina realizou uma nova estimativa de colheita de trigo que coloca a produção do cereal deste safra próxima de seus melhores registros históricos.

Em seu informe mensal, o Ministério da Agroindústria do país subiu de 14,9 milhões de toneladas para 15,7 milhões de toneladas a sua projeção de colheita, que está sendo realizada.

Desta maneira, a colheita deste ano, que já possui um avanço de 58%, terá um salto, segundo o cálculo oficial, de 38,9% a respeito da colheita passada.

Em 2011, foi colhida uma cifra similar à projetada. Em rigor, nesse momento foram 15,9 milhões de toneladas. No entanto, em 2007/2008 se deu o máximo histórico de 16,3 milhões de toneladas.

Segundo o Ministério, depois da retirada das taxas de exportação ao cereal e das travas para exportar o plantio se expandiu 19,7% para alcançar os 5,23 milhões de hectares. O Governo anterior havia imposto distorções no mercado que levaram a uma queda no plantio nos últimos anos.

Em matéria de estimativas de colheita há, não obstante, disparidade de cálculos segundo a fonte. Frente ao dado oficial, a Bolsa de Comércio de Rosário aguarda 14,7 milhões de toneladas e a Bolsa de Cereais de Buenos Aires, 12,5 milhões de toneladas.

Tradução: Izadora Pimenta

 

Fonte: La Nación - Campo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.