Argentina tem o trigo mais barato do mundo

Publicado em 28/12/2016 16:52

A produção de trigo na Argentina está se expandindo depois que o imposto sobre a exportação do cereal foi revogado no país. Além disso, a colheita deverá ter um aumento de 35% neste ano.

Esses fatores levam a Argentina a possuir o "grão mais barato do mundo", desbancando mercados como a Rússia e os Estados Unidos, que são os maiores exportadores, na hora de conseguir uma maior presença nos mercados do Egito e da Argélia. Outros envios para Bangladesh e Vietnã também são esperados.

As exportações estão se acelerando antes do previsto a um máximo de nove anos neste mês, segundo a consultoria Big River, com sede em Rosário, na Argentina.

"O trigo que a Argentina cultiva é trigo de alta qualidade para pão, assim, é possível competir em qualquer parte', disse Ben Buckner, analista de trigo para a empresa de pesquisa AgResource. "A Argentina tem o trigo mais barato, de 5 a 10 dólares a menos do que Estados Unidos e Rússia".

O Egito, que é o maior importador do mundo, comprou 120.000 toneladas de trigo argentino em uma licitação na última terça-feira (17). Foi a primeira vez que o grão do país sul-americano esteve compreendido nas licitações do Egito desde fevereiro.

As exportações de trigo da Argentina provavelmente devem chegar a 1,2 milhões de toneladas em dezembro, as maiores desde 2007, de acordo com Guillermo D. Rossi, analista da Big River. No entanto, elas começam a cobrar ritmo para janeiro e fevereiro. "Não era comum para nós exportar a esses lugares devido ao regulamento anterior", disse, acrescentando também que, com as taxas, a produção de trigo do país vinham caindo.

Com informações do Infocampo.com.ar

Por: Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços de arroz e feijão caem, mas consumo segue em retração no varejo alimentar em 2025
CNA defende avanço nos padrões de qualidade para feijão e pulses
Plantio do Feijão 1ª Safra se aproxima do final no Rio Grande do Sul
Federarroz faz balanço de 2025 e projeta cenário desafiador mas otimista para 2026
Farsul divulga nota técnica sobre impactos da queda do preço do arroz na arrecadação do ICMS
Deral vê plantio recorde para 2ª safra de milho do Paraná, mantém previsão para soja