Excesso de umidade afeta produtividade do arroz de várzea

Publicado em 04/01/2017 07:00

A terça-feira (3) deverá ser marcada pela ocorrência de pancadas de chuvas em boa parte dos Estados de Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, bem como em toda a região Sul. Não dá para descartar a possibilidade de que venham ocorrer pancadas irregulares sobre Tocantins e faixa oeste da Bahia. Tempo aberto apenas sobre o norte de Minas Gerais e em grande parte da região Nordeste.

De acordo com o agrometeorologista, Marco Antônio Santos, as pancadas de chuva tornam as condições favoráveis ao desenvolvimento das lavouras, assim, como a realização dos tratos culturais e também da colheita do feijão e da soja.

No Rio Grande do Sul, a chuva já começa a trazer preocupação aos produtores de arroz e de soja, principalmente das regiões de várzea, pois como chove regularmente há alguns dias os solos estão encharcados. A previsão de mais chuva ao longo da semana poderá ocasionar um forte estresse hídrico o que afeta drasticamente o potencial produtivo das plantas. Nas demais regiões produtoras, a preocupação está na nebulosidade, pois reduz as taxas fotossintéticas, podendo afetar a produtividade das lavouras. O mesmo poderá ocorrer no Centro-Oeste e em partes do Sudeste.

Soja no Centro Oeste: como evitar o risco climático?

No Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, o retorno da chuva entre terça (3) e quarta-feira (4), trará alivio aos produtores, porém como serão chuvas na forma de pancadas irregulares, algumas áreas poderão não ser beneficiadas, o que continuará a apreensão por parte dos produtores, já que há regiões a mais de 17 dias sem receber uma só gota de chuva e o forte calor tem acelerado a redução dos níveis de água no solo. Porém, como há previsão de chuvas mais generalizadas para a semana que vêm, as condições poderão ser normalizadas nesses próximos 10 a 15 dias, conclui Santos.

Fonte: Climatempo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto