Na Folha: Argentina volta a influenciar preços de trigo no Brasil

Publicado em 16/01/2017 08:27
Por Mauro Zafalon, coluna Vaivém das Commodities

A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) promete novas operações de apoio ao escoamento de trigo produzido no Sul do país na próxima semana.

O órgão governamental fará dois leilões. O primeiro será um Pepro (Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural ou suas Cooperativas) de 137,5 mil toneladas.

Em seguida, a Conab fará um PEP (Prêmio para o Escoamento de Produto) para 52,5 mil toneladas do cereal. Os dois leilões são de produto da safra 2016/17.

No ano passado, os produtores brasileiros produziram 6,7 milhões de toneladas de trigo e consumiram 10,7 milhões. As importações ficaram em 5,95 milhões, segundo dados da Conab.

Neste ano, o cenário para o produtor brasileiro poderá não repetir o do ano passado, pelo menos no que se refere a preços. A Argentina, principal fornecedora do Brasil, esteve sem trigo nos últimos, devido à redução de área e quebra de safras.

Com isso, parte do trigo vinha de regiões de fora do Mercosul, com taxas e preços mais elevados. Essas importações e a oferta menor de produto no mercado interno favoreciam os preços pagos aos produtores.

Leia a notícia an íntegra no site Folha de S.Paulo.

Fonte: Folha de S.Paulo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto