Importações de trigo por parte da Índia batem maior volume da década

Publicado em 08/02/2017 09:51

A Índia comprou mais de 5 milhões de toneladas de trigo desde a segunda metade de 2016, o que já faz deste volume o maior em uma década. O aumento se deve a uma campanha de importação para suprir uma queda nos estoques, decorrente de dois anos de produções menores.

Agora, o país diminui as exportações, de olho na colheita em abril. Outras compras posteriores irão depender de como a produção irá se mostrar neste ano, disseram dois traders para a Reuters nesta quarta-feira.

"Terão mais contratos assinados nos próximos meses", disse um trader com base em Singapura. "Eles não devem ultrapassar 200.000 a 300.000 toenaldas, já que a expectativa é de que a safra do país recupere os estoques".

Dados da Reuters mostraram que 5,1 milhões de toneladas de trigo foram entregues ou agendadas para entrega para a Índia desde 1 de julho, enquanto traders estimam que este volume é de 5,2 milhões de toneladas.

Em janeiro e fevereiro deste ano, já foram entregues, até o momento, 400.000 toneladas de trigo para o país.

O país começou a comprar trigo no ano passado depois de dois anos de temperatura seca e chuvas fora de época que atingiram a produção no segundo maior país consumidor do cereal.

A maior importação recente de trigo por parte da Índia foi em 2006/07, quando o país comprou 6,7 milhões de toneladas, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Tradução: Izadora Pimenta

Fonte: Agriculture.com

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.