Argentina aumenta estimativa de safra de trigo, aumenta área de milho e diminui de soja

Publicado em 24/02/2017 09:38

O governo da Argentina elevou sua estimativa para a colheita de trigo, recém-terminada, para um nível recorde. Por outro lado, eles também alertaram sobre a perda de algumas áreas de soja por conta das inundações - embora as expectativas do mercado para a safra estejam se recuperando.

O Ministério da Agroindústria do país colocou sua estimativa para o trigo em 18,39 milhões de toneladas, 1,89 milhão de toneladas a mais do que a estimativa anterior e 7 milhões de toneladas a mais do que no ano passado - citando também resultados de pesquisa que mostram que o plantio cobriu 6,36 milhões de hectares.

A estimativa anterior era de 5,34 milhões de hectares, o que fez com que os números totais também aumentassem. Os níveis foram alcançados por conta da remoção dos impostos e dos controles de exportação sobre a safra.

Debate estatístico

Embora os argentinos tragam essa estimativa, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) vê a safra de trigo dos sul-americanos atingindo 18,6 milhões de toneladas na próxima safra. Enquanto isso, a Argentina estima 16,35 milhões de toneladas.

Por sua vez, o Conselho Internacional de Grãos (IGC) vê a estimativa para esta safra em 16 milhões de toneladas.

O Ministério da Agroindústria também elevou sua estimativa de exportações de trigo para 11,3 milhões de toneladas, 28% a mais do que no ano anterior. Por sua vez, o IGC estima esse número em 9,2 milhões de toneladas, ambos considerando o período de dezembro de 2016 a novembro de 2017.

Perdas muito significativas

Para o milho, os argentinos aumentaram para 7,30 milhões de hectares sua estimativa para o plantio em 2016/17, acrescentando que as lavouras estavam em boas condições nas principais províncias do cultivo, Córdoba e Buenos Aires.

Já na soja, o ministério cortou sua estimativa de plantio para 19,45 milhões de hectares, um mínimo de cinco anos, citando as perdas ocasionadas pelas chuvas em Santa Fe e Córdoba.

Aumento de potencial

Apesar das perdas, as chuvas também aumentaram o potencial de colheita em outras áreas, incluindo partes de Córdoba e Santa Fe que escaparam das inundações. Em Buenos Aires, a cultura está, em geral, em bom estado.

A Bolsa de Cereais de Buenos Aires, separadamente, estima em 54,8 milhões de toneladas a safra de soja do país, apesar das chuvas das últimas semanas terem causado inundações nas áreas mais baixas, ocasionando perdas.

Tradução: Izadora Pimenta

Fonte: Agrimoney

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Região de Tupã/SP perdeu 70% da safra de amendoim
Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão