Agricultores indianos podem trocar pulses e oleaginosas por outras culturas devido aos baixos preços

Publicado em 21/03/2017 13:25

Milhões de agricultores indianos estão buscando mudar seus plantios de pulses e oleaginosas, depois de uma campanha governamental para impulsionar a exportação tornar uma vítima de seu próprio sucesso "inundando" os mercados com as culturas, usadas em tudo: desde curry a sobremesas.

Alguns desses cultivos, como lentilhas e soja, devem ser transferidos para o plantio de cana-de-açúcar e trigo, o que pode arrastar os preços globais desses mercados para baixo com o aumento de oferta e provocar uma escassez de sementes oleaginosas e de pulses, ricos em proteínas, que são tradicionais da culinária indiana.

"Se os agricultores continuarem tendo baixos preços, então eles irão mudar para outras culturas e o ciclo será repetido com esses mesmos produtos", disse Pravin Dongre, chefe da Associação de Pulses e Grãos da Índia.

A produção de pulses deve ser de 22 milhões de toneladas no total da safra 2016/17, que se encerra em junho, 35% maior do que no ano anterior. Para as oleaginosas, aumento de 33%, chegando a 34 milhões de toneladas.

Os agricultores e a indústria dizem que há um plano do governo para comprar 2 milhões de toneladas de pulses em preços garantidos, mas isso não é suficiente para apoiar o mercado, já que o volume é pequeno e as oleaginosas ficariam de fora.

Tradução: Izadora Pimenta

Fonte: Agriculture.com

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços de arroz e feijão caem, mas consumo segue em retração no varejo alimentar em 2025
CNA defende avanço nos padrões de qualidade para feijão e pulses
Plantio do Feijão 1ª Safra se aproxima do final no Rio Grande do Sul
Federarroz faz balanço de 2025 e projeta cenário desafiador mas otimista para 2026
Farsul divulga nota técnica sobre impactos da queda do preço do arroz na arrecadação do ICMS
Deral vê plantio recorde para 2ª safra de milho do Paraná, mantém previsão para soja