Arroz: Avanço da colheita pressiona cotação do casca

Publicado em 29/03/2017 09:44

Os preços do arroz em casca estão em queda, retomando os patamares praticados no final de abril/16. Nessa terça-feira, 28, o Indicador ESALQ/SENAR-RS, 58% grãos inteiros fechou a R$ 39,97/saca de 50 kg, recuo de 1,4% em sete dias. Conforme pesquisadores do Cepea, as recentes quedas estão atreladas à intensificação da colheita, à estimativa de aumento na produção nacional e à boa oferta no Rio Grande do Sul.

Indústrias têm priorizado o recebimento dos grãos da nova safra em seus armazéns, já que as negociações de arroz beneficiado estão enfraquecidas por conta da “queda de braço” quanto aos preços com o setor atacadista e varejista, que ofertam valores menores a cada semana.

Além disso, há dificuldade em encontrar caminhão disponível para entrega, encarecendo o frete. Do lado vendedor, o clima favorável no RS manteve produtores voltados para as atividades de lavoura. Preocupados com os valores vigentes, parte dos orizicultores esteve fora de mercado, atentos à colheita e armazenagem. Já outros, com necessidade de “fazer caixa”, venderam alguns lotes no mercado spot.

Fonte: Cepea

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.