Arroz: Avanço da colheita pressiona cotação do casca

Publicado em 29/03/2017 09:44

Os preços do arroz em casca estão em queda, retomando os patamares praticados no final de abril/16. Nessa terça-feira, 28, o Indicador ESALQ/SENAR-RS, 58% grãos inteiros fechou a R$ 39,97/saca de 50 kg, recuo de 1,4% em sete dias. Conforme pesquisadores do Cepea, as recentes quedas estão atreladas à intensificação da colheita, à estimativa de aumento na produção nacional e à boa oferta no Rio Grande do Sul.

Indústrias têm priorizado o recebimento dos grãos da nova safra em seus armazéns, já que as negociações de arroz beneficiado estão enfraquecidas por conta da “queda de braço” quanto aos preços com o setor atacadista e varejista, que ofertam valores menores a cada semana.

Além disso, há dificuldade em encontrar caminhão disponível para entrega, encarecendo o frete. Do lado vendedor, o clima favorável no RS manteve produtores voltados para as atividades de lavoura. Preocupados com os valores vigentes, parte dos orizicultores esteve fora de mercado, atentos à colheita e armazenagem. Já outros, com necessidade de “fazer caixa”, venderam alguns lotes no mercado spot.

Fonte: Cepea

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Federarroz avalia como sucesso os leilões da Conab para escoamento do arroz safra 2024/2025
Do prato ao campo: Como a queda no consumo de arroz e feijão afeta a saúde e a renda do produtor rural
Trigo/Cepea: Preços apresentam movimentos distintos dentre os estados
Arroz/Cepea: Com expectativa positiva para leilões, preços sobem
Área semeada com arroz no RS ultrapassa 95,24% da intenção
Preços de arroz e feijão caem, mas consumo segue em retração no varejo alimentar em 2025