Ações da Bunge atingem máximas de 22 meses com especulações de fusão com Glencore

Publicado em 25/05/2017 12:34

As ações da Bunge testaram máximas de 22 meses na quarta-feira (24) depois de especulações de fusão pela unidade de agricultura da Glencore Plc's que estimularam o apetite dos investidores na consolidação do setor de commodities. As informações são da agência de notícias Reuters.

Apesar de não haver nenhuma informação concreta, segundo a Reuters, a reposta morna da Bunge de uma "possível combinação consensual de negócios" sugere que uma abordagem M&A (fusão e aquisição) pelas duas gigantes pode estar em andamento.

As ações da Bunge fecharam em US$ 82,54 na quarta-feira, depois de tocarem durante o dia máximas de US$ 82,96, o maior valor já registrado desde julho de 2015. As ações da Glencore caíram 0,1% para 291,972 pence.

As tradicionais empresas de negociação de grãos dos Estados Unidos, como a Bunge, Archer Daniels Midland Co e a Cargill Inc, que já têm uma grande presença nos EUA, estão buscando cadeias de suprimento de produtos de margem mais alta. As empresas, juntamente com a Louis Dreyfus Co, são conhecidas como "ABCDs" do comércio global de grãos.

Paralelamente, players estrangeiros como a Glencore e o grupo chinês Cofco Group estão ansiosos para ganhar posição nos Estados Unidos – maior exportador de produtos agrícolas do mundo – e outras importantes áreas de produção na América do Sul, onde a Bunge ocupa importante fatia de mercado.

"Se você quer ser um ABCD, você tem que comprar um", disse o economista agrícola Jay O'Neil, da Kansas State University. "Você não pode sair e recriar esses tipos de operações de comércio internacional naturalmente".

À Reuters, a Bunge, que é a maior processadora mundial de sementes oleaginosas, disse que não está em negociações com a Glencore e que continua empenhada em expandir sua estratégia de crescimento para produtos de maior margem, como ingredientes alimentícios naturais e óleos comestíveis especiais.

Sob condição de anonimato, um colaborador da Bunge disse ao Notícias Agrícolas que recebeu nota da empresa com a mesma informação.

Já o CEO da Glencore, Ivan Glasenberg, disse na quarta-feira que a empresa quer expandir seus negócios com agricultura, mas que não tem planos de migrar seus trbalahos para qualquer mercadoria que ainda não comercialize. A empresa é uma das fornecedoras do mundo de açúcar, trigo e leguminosas, como ervilhas e lentilhas. Também comercializa algodão, milho, cevada, soja e outras culturas.

Um acordo entre com a Bunge poderia transformar a Glencore em uma grande força no setor agrícola dos EUA e faria a joint venture da empresa suíça ser a mais recente entidade estrangeira a possuir um pedaço na cadeia alimentar norte-americana.

A notícia de que a Glencore Agriculture Ltd, de propriedade conjunta da Glencore e de dois fundos de pensão canadenses, se aproximou da Bunge provocou o maior rally do agronegócio dos EUA em mais de oito anos na terça-feira, de acordo com a Reuters.

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto