Safra de trigo enfrenta problemas na América do Sul

Publicado em 30/06/2017 11:03

A safra de trigo na América do Sul continua a enfrentar problemas. O ritmo de plantio está abaixo do normal no sul do Brasil e as recentes geadas impactaram a safra em partes na Argentina.

De acordo com a Emater/RS, os agricultores do estado do Rio Grande do Sul plantaram 53% do trigo de inverno pretendido. A média para essa época do ano era de 75%. O plantio tardio se deve a fortes chuvas e condições saturadas que impediram os agricultores de entrar nos campos. Na região noroeste do estado, a janela de plantio ideal já se encerrou, enquanto que, em outras regiões do estado, o trigo pode ser plantado até o final de julho. A Emater estima que a área de trigo no estado deve cair 6,4% este ano, totalizando 727.700 hectares.

No início da temporada de plantio, os agricultores ficaram desanimados com os preços baixos e as chuvas intensas no final de maio e no início de junho convenceram alguns a plantar ainda menos trigo do que pretendiam.

Na Argentina, as notícias sobre a safra de trigo também são um pouco decepcionantes. A Bolsa de Cereais de Córdoba informou que as recentes temperaturas frias tiveram um impacto negativo na safra da província. Na terceira avaliação da safra de trigo 2017/18, eles estimam que os agricultores de Córdoba plantaram 1,44 milhões de hectares, ou 3% a menos do que no ano passado. Ao invés de trigo, alguns optaram pelo grão de bico.

O trigo argentino geralmente experimenta várias geadas durante a época de crescimento, com um impacto mínimo na cultura. A diferença desse ano tem sido a variabilidade nas temperaturas e as mudanças abruptas. A geada mais recente é a terceira da temporada. A primeira geada foi no final de maio, com mais duas geadas em junho.

Tradução: Izadora Pimenta

Fonte: Soybeans and Corn Advisor

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibrafe: Continua complicada a colheita no Paraná
Região de Tupã/SP perdeu 70% da safra de amendoim
Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país