Paraguai tem 200 mil hectares de trigo afetados por geadas; veja vídeo

Publicado em 25/07/2017 09:24

José Berea, presidente da Câmara Paraguaia de Exportadores e Comercializadores de Cereais e Oleaginosas (CAPECO), falou com o Canal Pro sobre o frio intenso que afetou o Paraguai na última semana, trazendo danos para a agricultura - sobretudo, para a produção de trigo.

Ele comentou que as geadas não são comuns, mas que, quando chegam, trazem grandes estragos. Berea lembra que os produtores já enfrentaram problemas com a soja safrinha, que teve danos ocasionados pelas chuvas e, agora, o trigo foi seriamente afetado.

De 430.000 hectares plantados, 200.000 sofreram estragos. O presidente acredita que muitas cidades não irão poder colher o cereal, sendo mais afetadas aquelas que estão na zona sul de Itapúa e norte de Alto Paraná.

Com isso, ele acredita que os moinhos terão de avaliar a possibilidade de importar para ter um trigo melhorador. Ele lembra que países vizinhos, como a Bolívia e o Brasil, também tiveram áreas afetadas. Na Argentina, os danos não foram tão grandes por conta da fase inicial na qual se encontra o cereal.

As perdas de rentabilidade da soja safrinha foram estimadas em US$100 milhões. Agora, estima-se que US$80 milhões vão deixar de ingressar aos produtores de trigo.

Assista ao vídeo com a entrevista de Berea e veja imagens dos danos:

Por: Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto