Argentina: preocupa o atraso no plantio do arroz em Entre Ríos e Corrientes

Publicado em 25/10/2017 15:45

As chuvas constantes paralisaram o plantio de arroz nas províncias de Corrientes e Entre Ríos, na Argentina. Essas são as duas províncias que concentram 80% da safra de arroz argentina e esse atraso pode ocasionar em dois fatos: uma provável queda na área de plantio e também nos rendimentos.

"O habitual é que, para essa data, cerca de 60% dos lotes estejam plantados em Entre Ríos. Neste momento, temos apenas 30%", adverte Hugo Müller, presidente da Fundação Proarroz, em entrevista para o Clarin Rural. Em Corrientes, que inicia o plantio antes, as áreas já deveriam estar 85% plantadas, mas se estima que as plantadeiras avançaram somente sobre 60% da superfície.

O principal problema é que o inverno deixou um clima bastante úmido e há produtores que nem sequer conseguiram fazer as taipas.

"Há que se ter em conta que, depois de 10 de novembro, cada semana que o plantio atrasa faz com que se perca cerca de 1000kg a 1500kg na rentabilidade do arroz", afirma Lucas García, que assessora a produção do cultivo para a empresa Schmukler, em Salvador, Entre Ríos. Há alguns dias, a Bolsa de Cereais de Entre Ríos destacou esse mesmo cenário.

Müller lembra que os produtores já suspeitavam dessa situação antes do início da safra. "Em Corrientes, pela questão climática, ou seja, as chuvas intensas e as inundações. E em Entre Ríos, pelo alto custo da energia para a irrigação", disse. Nos últimos anos, os produtores haviam optado pela energia elétrica em detrimento dos combustíveis, pois era três vezes mais barato. Agora, esse cenário mudou.

Em Entre Ríos, a janela ideal de plantio se encerra em 15 de novembro. Depois, as perdas de rendimento são muito importantes.

Na safra passada, que terminou de ser implantada no outono, a produção de arroz argentina foi de 1,2 milhões de toneladas, com uma superfície plantada de 205.000 hectares.

Contudo, há um fator que ainda pode ajudar: o clima na reta final da safra. Como este é um ano no qual há a possibilidade da ocorrência de um La Niña de baixa intensidade, é provável que haja dias menos nublados e uma maior radiação solar.

Tradução: Izadora Pimenta

Fonte: Clarín

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Região de Tupã/SP perdeu 70% da safra de amendoim
Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão