Taquari (SP) dá início à colheita do arroz

Publicado em 25/01/2019 15:17
Na propriedade da família Bizarro, a estimativa de rendimento é de 150 sacas por hectare, dez a mais do que em 2018

 As máquinas já estão na lavoura de arroz para colheita da safra 2018/2019. Na propriedade da família Bizarro, na localidade de Costa do Santa Cruz, o trabalho começou na segunda-feira. Nesta etapa são 22 hectares, que devem render 150 sacas/ha, dez a mais do que na safra de 2017/2018, prevê o engenheiro agrônomo Romeu Casanova. Ele destaca que a produtividade está dentro do padrão, considerando o tipo de solo e de semente, "do cedo". No município, diz ele, o rendimento deve chegar a 170 sacas/ha, porque são cultivadas outras variedades.

A equipe do 28º Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nate) do Instituto Rio Grandense do Arroz, com sede em General Câmara, acompanha a colheita. Essa é a primeira lavoura da região do 28º Nate e uma das primeiras do estado a começar a colheita de arroz nesta safra. A lavoura foi semeada no sistema pré-germinado em 10 de setembro, com a cultivar Puitá Inta CL, informam os técnicos do Irga Abílio Dória e Eduardo Sechaus.

Os produtores que colhem arroz em Taquari são Irineu Martins Bizarro, Alex Sandro da Silva Bizarro, Cristiano da Silva Bizarro e Alex Sandro da Silva Bizarro Júnior. Eles têm plantados 60 ha em Taquari e mais 70 ha em Triunfo. Além dos profissionais do Irga, a família Bizarro é acompanhada pelo engenheiro agrônomo Casanova.A região do Vale do Taquari não tem tradição no plantio de arroz. Segundo dados do Irga, apenas Taquari e Cruzeiro do Sul mantêm a cultura com assistência do Instituto. Na safra passada, Taquari colheu 20,9 mil toneladas do grão, das 133,7 mil produzidas pelos nove municípios da 28ª Nate - Butiá, Charqueadas, General Câmara, Minas do Leão, Montenegro, São Jerônimo, Triunfo e Vale Verde. 

Confira a notícia na íntegra no site do O informativo

Fonte: O Informativo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços de arroz e feijão caem, mas consumo segue em retração no varejo alimentar em 2025
CNA defende avanço nos padrões de qualidade para feijão e pulses
Plantio do Feijão 1ª Safra se aproxima do final no Rio Grande do Sul
Federarroz faz balanço de 2025 e projeta cenário desafiador mas otimista para 2026
Farsul divulga nota técnica sobre impactos da queda do preço do arroz na arrecadação do ICMS
Deral vê plantio recorde para 2ª safra de milho do Paraná, mantém previsão para soja