CNA discute parceria para profissionalização e mecanização na produção de grãos

Publicado em 29/11/2024 08:47
Representantes da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas visitaram sede da Fatec, em Pompeia

A Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) visitou, na quinta (28), a sede da Faculdade de Tecnologia (Fatec) Shunji Nishimura e as instalações da Jacto, em Pompeia (SP). O objetivo do encontro foi conhecer os programas de profissionalização e mecanização agrícola, além de discutir desafios e possíveis parcerias para o setor.

O presidente da Comissão, André Dobashi, destacou a relevância da troca de experiências entre as instituições e a busca por soluções conjuntas. “A mecanização é um dos pilares para aumentar a eficiência e a produtividade da agricultura brasileira. Conhecer iniciativas como as da Fatec e da Jacto nos permite pensar em estratégias para levar capacitação aos produtores e suas equipes, enfrentando desafios como a falta de mão de obra especializada”, disse Dobashi.

O superintendente executivo da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, Elvis Fusco, reforçou a importância de parcerias estratégicas para superar os desafios da profissionalização no campo. “Nosso propósito na Fatec é formar profissionais altamente qualificados que atendam às exigências do mercado agrícola, especialmente na mecanização, que é essencial para a competitividade do setor. Parcerias como a que estamos discutindo com a CNA são necessárias para levar esse propósito a um número maior de produtores e trabalhadores do campo”, afirmou Fusco.

Pedro Estevão, diretor de Relações Institucionais da Jacto, enfatizou a experiência da empresa em soluções tecnológicas para o agronegócio e a importância de iniciativas conjuntas como essa. “Com 76 anos de história, a Jacto tem contribuído para a inovação no campo e sabe que a capacitação profissional é essencial para que as tecnologias tenham o máximo de eficiência. Trabalhar em parceria com instituições como a CNA e a Fatec fortalece todo o setor”, destacou Estevão.

Os próximos passos da parceria envolvem a construção conjunta de um planejamento estratégico e curricular para avançar com um projeto piloto em 2025. A iniciativa visa oferecer capacitação direcionada às necessidades dos produtores e contribuir para a modernização e competitividade da agricultura brasileira.

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Área plantada de feijão no Brasil em 2025 se manteve entre as menores já registradas
Exportações de arroz da Tailândia podem cair até 12,5% em 2026, prevê governo
Retro 2025-Feijão/Cepea: Em 2025, cotações do feijão preto cedem, enquanto os do carioca se sustentam
Federarroz avalia como sucesso os leilões da Conab para escoamento do arroz safra 2024/2025
Do prato ao campo: Como a queda no consumo de arroz e feijão afeta a saúde e a renda do produtor rural
Trigo/Cepea: Preços apresentam movimentos distintos dentre os estados