Índia aumenta preço de compra do arroz em 3%, menor aumento em cinco anos

Publicado em 28/05/2025 11:15

NOVA DÉLHI, 28 de maio (Reuters) - A Índia aumentou em 3% o preço de compra da variedade de arroz comum da nova temporada de agricultores locais, o menor aumento em cinco anos, enquanto Nova Délhi luta para administrar celeiros transbordando após a colheita recorde do ano passado.

A Índia é o segundo maior produtor mundial de arroz e o maior exportador do mundo, com uma participação de mercado de mais de 40%.

Para o tipo comum de arroz em casca, o governo fixou o suporte, ou preço garantido, em 2.369 rúpias (US$ 27,76) por 100 kg (220,46 lb), acima das 2.300 rúpias do ano passado, disse a Ministra da Informação e Radiodifusão, Ashwini Vaishnaw, na quarta-feira.

No ano passado, a Índia aumentou o preço de compra do arroz em 5,4%.

O pequeno aumento no preço de suporte ajudará os exportadores a permanecerem competitivos no mercado mundial contra rivais como Tailândia e Vietnã, disse BV Krishna Rao, presidente da Associação de Exportadores de Arroz, à Reuters.

Todos os anos, as autoridades aumentam o preço de suporte de alimentos básicos como arroz e trigo para formar estoques e executar o maior programa de bem-estar alimentar do mundo, fornecendo acesso a grãos gratuitos para os mais necessitados.

Mas os estoques de arroz, incluindo arroz em casca não beneficiado, nos armazéns do governo totalizaram 59,5 milhões de toneladas em 1º de maio, mais de quatro vezes a meta do governo.

O governo está acumulando estoques excessivos de arroz e tendo dificuldades para vendê-los, disse um negociante de uma empresa de comércio global em Mumbai.

"Ele não quer um grande aumento na produção, pois isso atrapalharia tudo. Ele espera que os agricultores mudem para outras culturas", disse o negociante.

A produtividade do arroz é afetada pelas chuvas sazonais de monções, visto que o arroz é uma cultura que exige muita água. O departamento meteorológico da Índia prevê chuvas de monções acima da média pelo segundo ano consecutivo em 2025.

A Índia também aumentou o preço de compra do algodão em 8,3%, para 7.710 rúpias por 100 kg, e o preço da soja em 8,9%, para 5.328 rúpias por 100 kg.


Reportagem de Rajendra Jadhav e Mayank Bhardwaj; Edição de Sudipto Ganguly e Rachna Uppal

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Anec projeta aumento nos embarques de soja e milho do Brasil em dezembro
Abertura de mercado para o Brasil na Índia e na Rússia
Arrozeiros celebram aprovação do uso da Taxa CDO para apoiar cadeia produtiva do arroz
Arroz/Cepea: Indústria retraída e exportações fracas mantêm pressão
Rússia eleva tensão no Mar Negro e milho e trigo sobem em Chicago
Híbrido tolerante ao pulgão é aposta da Corteva Agriscience para a cultura do Sorgo na próxima safra