Rio Grande do Sul inicia semeadura de arroz

Publicado em 05/10/2010 08:56
O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) informou que teve início o plantio do grão no Estado do RS e, até agora, cerca de 5,5% da área já está semeada. De acordo com o levantamento do órgão técnico, mais de 62 mil dos 1,1 milhão de hectares estão cultivados. O clima favorável e a adoção de tecnologia são apontados como fatores determinantes para a intensificação da semeadura no período correto, que se estende até a primeira quinzena de novembro.

A cada safra uma quantidade maior de arrozeiros se adapta as técnicas de manejo preconizadas pelo Irga, o que garante bons resultados. De acordo com as expectativas do Instituto, o La Niña favorece a semeadura, o que indica uma maior produtividade para a safra 2010/11.

A Fronteira Oeste tem 6,4% da área plantada, enquanto a Campanha contabiliza 8,3%. A Zona Sul está com 7,1% e a Depressão Central conta com 3,8%. Já a Planície Costeira Externa tem 2,7% do processo concluído e a Planície Costeira Interna, que abrange Camaquã, apresenta 2,5% do plantio finalizado.

A expectativa é obter uma produtividade média em torno de sete toneladas na safra 2010/11. Os produtores devem estar atentos para época correta de semeadura, o controle de plantas daninhas, e o uso de doses recomendadas de fertilizantes. O Rio Grande do Sul é o maior produtor nacional de arroz chegando a 63% de todo o grão que é produzido no Brasil.

Tags:

Fonte: Governo do Estado do RS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto