Audiência pode definir repasse de subvenção a orizicultores

Publicado em 11/05/2011 14:58
Em meio às negociações para aprovar o novo Código Florestal Brasileiro, o deputado federal Luis Carlos Heinze (PP/RS) voltou a cobrar do governo a liberação de recursos federais para ajudar os produtores de arroz a enfrentarem uma das piores que o setor já passou.

A boa notícia vem depois de muito trabalho e insistência do parlamentar que resultou na confirmação de uma audiência para a próxima terça-feira, dia 17 de maio, às 11 horas, com o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa. Na última segunda-feira, 9 de maio, durante os debates para finalizar o relatório do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), Heinze aproveitou o encontro com o ministro da Casa Civil, Antônio Palocci, para voltar a relatar o problema enfrentado pelos orizicultores e cobrar apoio do Planalto.

A expectativa do parlamentar, após já ter apresentado a proposta do setor a equipe econômica do governo, é de que sejam anunciadas na próxima semana as regras do programa que prevê o repasse de subvenção aos produtores, capaz de cobrir a diferença entre o valor ofertado pelo mercado e o preço mínimo. “A situação é de calamidade. O preço do arroz continua em queda e já passou da hora do governo intervir para ajudar os produtores”, afirma.

Para marcar o encontro no Ministério da Fazenda, Heinze contou com o apoio das senadoras Ana Amélia Lemos (PP/RS) e Gleici Hoffmann (PT/PR) e dos senadores Francisco Dornelles (PP/RJ), Luiz Henrique (PMDB/SC) e Waldemir Moka (PMDB/MS).

Tags:

Fonte: MAPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.