Previsão de chuva alerta triticultor

Publicado em 13/07/2011 07:19
Chuva forte, temperaturas máximas em elevação e previsão de precipitações de até 200 milímetros nos próximos sete dias nas regiões Centro e Norte podem afetar negativamente a produção gaúcha de trigo. O prognóstico da MetSul Meteorologia preocupa especialmente triticultores da Metade Norte, onde se concentra 70% da área estimada de 840 mil hectares nesta safra. O previsão é colher 2 milhões de toneladas.

A chuva intensa nesta fase pode impactar o potencial de rendimento das plantas, já que provocaria perda de nutrientes no solo. A previsão de uma sequência de dias nublados é outro complicador para a lavoura, em estágios de emergência e perfilamento. O agrônomo da Emater de Passo Fundo Ataides Jacobsen adverte que o clima em junho foi desfavorável, pois a insolação não passou de 129,3 horas frente ao padrão de 153,7 horas. No período, a precipitação superou a normalidade: 227 milímetros contra a média de 129,4 milímetros.

Segundo o presidente da comissão de Trigo da Farsul, Hamilton Jardim, o clima adverso das últimas semanas atrasou o plantio em algumas regiões. Para os próximos dias, há previsão de temperaturas em elevação e alta umidade, fatores que facilitam o surgimento de moléstias como oídio e manchas foliares. Jacobsen ressalva que, nesta fase, as lavouras ainda teriam boas condições de recuperação, apesar do aumento de custo com doses extras de nitrogênio e fungicidas. Segundo a Fecoagro, uma aplicação extra de fungicida custa R$ 36,63/ha.
 

Tags:

Fonte: Correio do Povo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.