Agricultores de Primavera do Leste, MT, apostam no cultivo do feijão

Publicado em 19/08/2011 08:19
Em uma fazenda em Primavera do Leste, sul de Mato Grosso, o produtor Martin Broun investiu em dois pivôs de irrigação. A variedade carioca é a que melhor se adapta ao clima desta época do ano. Dos 415 hectares, 200 são destinados ao grão. O restante fica para o milho e a soja. “Dá um leque maior de opções de plantio e uma renda extra no momento em que todo mundo está parado por causa da seca”, diz.

A região de Primavera do Leste é conhecida como a maior produtora de feijão irrigado de Mato Grosso. Na fazenda dos irmãos Broun, a meta é colher 50 sacas por hectare. Tudo com preços bem atrativos. “No momento, a saca gira em torno de R$ 105 e a perspectiva é que o preço aumente devido a quebra de safra no Nordeste, principalmente na Bahia”, explica Cristian Broun.

Em outra propriedade da região, as máquinas estão no campo fazendo as últimas adubações. Dos 460 hectares plantados na fazenda, 120 já foram colhidos e comercializados. A expectativa é lucrar 20% a mais nesta safra, em relação ao mesmo período do ano passado.

Em menos de uma semana, uma parte da lavoura do produtor Ivo Braun foi vendida a um preço médio de R$ 100. “Continuando como está já está bom, melhor assim do que os altos e baixos que vinhamos observando”.

Tags:

Fonte: Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Área plantada de feijão no Brasil em 2025 se manteve entre as menores já registradas
Exportações de arroz da Tailândia podem cair até 12,5% em 2026, prevê governo
Retro 2025-Feijão/Cepea: Em 2025, cotações do feijão preto cedem, enquanto os do carioca se sustentam
Federarroz avalia como sucesso os leilões da Conab para escoamento do arroz safra 2024/2025
Do prato ao campo: Como a queda no consumo de arroz e feijão afeta a saúde e a renda do produtor rural
Trigo/Cepea: Preços apresentam movimentos distintos dentre os estados