Ministro da Agricultura confirma presença na Abertura do Plantio do Arroz, dia 8, em Restinga Seca/RS

Publicado em 30/09/2011 09:13
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, confirmou sua presença no próximo dia oito de outubro, em Restinga Sêca (RS), para a solenidade simbólica de Abertura Oficial do Plantio da Lavoura de Arroz 2011/12. O evento é organizado pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Associação de Arrozeiros de Restinga Sêca e tem apoio da Prefeitura e Câmara Municipal. Mendes Ribeiro Filho acompanhará a programação oficial, o plantio simbólico e almoçará com os produtores.

Nesta quinta-feira, uma comitiva liderada pelo presidente da Federarroz, Renato Rocha, o presidente da Associação de Arrozeiros local, Cláudio Possebon, o prefeito municipal Tarcizo Bolzan, o vice-prefeito Paulo Salerno e a 2ª princesa Rafaela Chiapinoto, irão ao Palácio Piratini, em Porto Alegre, para formalizar o convite ao governador gaúcho, Tarso Genro. “A expectativa é da presença do governador, do ministro, do presidente da Assembleia Legislativa, do Secretário da Agricultura, além de vários deputados e muitas autoridades ligadas a Cadeia Produtiva do Arroz”, diz Rocha. Cerca de 400 pessoas devem participar do evento, em Restinga Sêca. “Vamos semear a lavoura da Abertura Oficial, que será colhida em fevereiro, provavelmente com a presença da presidente Dilma Rousseff”, diz.

 PROGRAMAÇÃO - Todas as palestras tem a ver com o momento do plantio, merecendo destaque sobre o Cenário Climático para a próxima safra a cargo de Alexandre Amaral da MetSul e ainda a palestra do novo Secretário Nacional de Política Agrícola, Caio Rocha, sobre “Perspectivas da Política Arrozeira para a Safra 2011/2012”, que apresentará suas diretrizes a frente da pasta.
 
VITRINE - Amanhã a Federarroz e a associação local se reunirão, às 10h, na Câmara Municipal, com cerca de 30 empresas e centros de tecnologia para apresentar as condições de participação da Vitrine Tecnológica. Os espaços serão comercializados com as empresas e já contam com a presença já confirmada do Irga e da Embrapa Clima Temperado. “O que há de melhor e mais moderno em tecnologias para o arroz é apresentado neste espaço, anualmente”, frisa Renato Rocha.

Em 2011, 13 empresas participaram da Vitrine Tecnológica em Camaquã (RS). A meta é superar este número. Após a apresentação, dirigentes e representantes das empresas visitarão a área da lavoura da abertura e também da vitrine. Depois, todos participam de um almoço no Restaurante Gauchito, com dirigentes setoriais e das entidades municipais.

Tags:

Fonte: Federarroz

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Área plantada de feijão no Brasil em 2025 se manteve entre as menores já registradas
Exportações de arroz da Tailândia podem cair até 12,5% em 2026, prevê governo
Retro 2025-Feijão/Cepea: Em 2025, cotações do feijão preto cedem, enquanto os do carioca se sustentam
Federarroz avalia como sucesso os leilões da Conab para escoamento do arroz safra 2024/2025
Do prato ao campo: Como a queda no consumo de arroz e feijão afeta a saúde e a renda do produtor rural
Trigo/Cepea: Preços apresentam movimentos distintos dentre os estados