Alegrete tem 88% da área de arroz plantada

Publicado em 11/11/2011 06:46
Com o plantio iniciado na primeira quinzena de setembro, os orizicultores de Alegrete chegam à segunda semana de novembro, com 88% da área semeada. Este fator é considerado positivo pelo representante do Irga local. “A evolução de plantio está dentro das expectativas e do que recomendamos. Mesmo com a crise financeira da atividade os produtores se esforçaram e semearam na época recomendada”, avalia o Engº Agrônomo do 9º Núcleo de Assistência Técnica e Extensão do Irga (9º NATE/Irga), Luis Henrique Ereno.

As chuvas ocorridas na última semana também demonstram um período propício, no qual quem plantou a partir de 15 de outubro terá a germinação e/ou uniformização de emergência. “As chuvas nesta fase são muito importantes para um estabelecimento uniforme da lavoura”, destaca o Agrônomo do Irga.

Para a próxima quinzena, o 9º NATE/Irga recomenda que os produtores se programem com o manejo da lavoura, planejando a aplicação do herbicida, a adubação de cobertura e, seguido, sem atraso, a irrigação. Isto quando as plantas atingirem 4 folhas, pois é indispensável para se ter um resultado positivo no final. O agrônomo ressalta ainda que, nos primeiros 45 dias da planta se define 75% do potencial produtivo.

Capacidade de Água – As regiões da Harmonia, Ibirocai, Guassu-Boi e Itapororó apresentam limitações na capacidade de irrigação das barragens, pois as chuvas ocorridas ainda não foram suficientes para a reposição destes mananciais. Nessas localidades existem casos em que a redução de área pelo produtor chega a 30%.

Tags:

Fonte: Ass. Arrozeiros de Alegrete

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.