Cebola: Menor produtividade do Sul e dificuldade nas importações impulsionam preços

Publicado em 03/05/2018 12:43

A safra 2017/18 do Sul, no geral, obteve rentabilidade positiva e satisfatória aos produtores de cebola. As condições climáticas anormais do final do ano passado (estiagem e chuvas fora de época) afetaram a produtividade e aumentaram a incidência de bulbos de menor calibre (caixa 2).

Esse cenário resultou em um menor volume da hortaliça no País, tendo em vista que a região Sul abastece o Brasil entre os meses de novembro e abril. Dessa forma, as cotações foram mais altas e as importações, favorecidas a partir desse mês.

Além disso, o bulbo importado na fronteira de Porto Xavier (RS) vem sendo valorizado gradativamente, por conta do baixo volume de cebolas na Argentina, que diminuiu sua área plantada devido à sobra de mercadoria que ocorreu na safra 2016/17. Desse modo, as cotações no país vizinho também aumentaram e as negociações com o Brasil foram prejudicadas.

Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, a hortaliça deve continuar se valorizando nas próximas semanas, até que o volume do Nordeste se normalize.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

 

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cacau sobe em Londres após atingir mínimas de duas semanas
Mais oferta reduz preços de frutas, legumes e verduras em novembro
Da Serra Gaúcha aos Campos de Minas, ameixa é protagonista nas festas de fim de ano
Feijão/Cepea: Valores estão mais firmes; produção no PR deve cair
Mandioca/Cepea: Esmagamento tem forte queda; preços caem menos
Trufas estão em plena colheita em Cotiporã