Da Serra Gaúcha aos Campos de Minas, ameixa é protagonista nas festas de fim de ano

Publicado em 23/12/2025 12:31 e atualizado em 23/12/2025 13:55
Produtores relatam desafios do cultivo e corrida para abastecer período de alta demanda

produção Tiago - Campos dos Vertentes MG (4)

Logotipo Notícias Agrícolas

O período de festas de final de ano no Brasil coincide com a melhor sazonalidade da ameixa, pois é o momento em que a fruta é mais abundante e acessível. Por ser então uma escolha prática e econômica, ela ocupa um lugar de destaque nas ceias de Natal e Ano Novo dos brasileiros.

A Serra Gaúcha é o principal polo produtor de ameixa no Brasil, referência pelo clima e altitude favorável para o cultivo da cultura. Segundo levantamento do escritório municipal da Emater e da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o município de Caxias do Sul tem 326 produtores dedicados à fruta, e a safra deste ano deve superar 12 mil toneladas, mesmo diante perdas provocadas por chuvas de granizo que atingiram a região no mês de novembro. 

Além de Caxias, o cultivo na Serra se destaca em Antônio Prado, Campestre da Serra, Farroupilha e Ipê. No total, são 1,8 mil hectares destinados à ameixa, em cerca de 850 propriedades. 

Vivendo o pleno auge da colheita (que este ano começou com atraso em relação ao calendário normal) e na corrida para abastecer o maior volume de comercialização, a gestora e sócia da Zanette Frutas, Kelin Zanette, explica que a produção na região da Serra se destaca também pela organização e rastreabilidade, o que assegura, apesar dos desafios climáticos, qualidade na produção final. "Normalmente, trabalhamos com uma produção anual de ameixa que gira em torno de 800 a mil toneladas. Aqui trabalhamos tanto com áreas  próprias quanto com produtores parceiros, em uma área total destinada à ameixa que envolve dezenas de hectares, sempre com foco em manejo técnico e fruta de alto padrão. Isso nos permite ter uma produção organizada, rastreável e com padrão de qualidade", explicou Zanette. 

produção Zanette - Serra Gaucha (5)produção Zanette - Serra Gaucha (4)produção Zanette - Serra Gaucha (3)produção Zanette - Serra Gaucha (2)produção Zanette - Serra Gaucha (1)produção Zanette - Serra Gaucha (7)produção Zanette - Serra Gaucha (6)

Por ser uma fruta de clima temperado, que se adapta bem a áreas de altitude elevada, o cultivo de ameixa também ganha espaço e notoriedade em Campo das Vertentes, Minas Gerais. Com um pomar de ameixas com 3 hectares, em uma região de 1.100 metros de altitude, o produtor rural Luiz Tiago de Almeida, conta que produz anualmente cerca de 20 toneladas por hectare, mas esse ano conseguiu chegar em torno de 25 toneladas. "Nossa maior produção é em outubro, é uma ameixa mais precoce. Mas, temos também aqui uma ameixa que está saindo agora, que é a rubimel, que atende esse mercado de fim de ano. Como nossa ameixa é precoce, isso nos permite ter preços favoráveis, pois antecipamos a oferta em relação a outras regiões produtoras. Conseguimos sair na frente de regiões como São Paulo e o Sul do país, o que nos garante preços competitivos", destacou o produtor que atua há 27 anos no ramo das frutas.

produção Tiago - Campos dos Vertentes MG (3)produção Tiago - Campos dos Vertentes MG (2)

​Apesar do otimismo de ampla oferta com uma demanda crescente, a cultura exige vigilância constante. De acordo com Almeida,  em sua região o principal desafio tem sido o controle de pragas, especialmente a mosca-da-fruta, que exige monitoramento constante para evitar perdas na produção. "É um grande desafio, tem que monitorar bem se não estraga todas as frutas. Tivemos um problema alguns anos atrás com cochonilha, que está sendo resolvido. Os cuidados necessários para manter a produtividade são o de rotina. Adubação de acordo com a produção que você tem, podas, aqui são duas podas anuais o que é necessário para manter a produtividade para atender essa demanda pela fruta, especialmente no fim de ano que é bem alta", completou.

Segundo Kelin, a ameixa é muito procurada para as ceias de final de ano para consumo in natura, para compor mesas e preparação de pratos típicos, "por isso, o consumidor busca sempre frutas bonitas, bem selecionadas e de alta qualidade. Para garantir essa entrega, o cuidado começa no campo, com manejo adequado, podas bem planejadas, controle fitossanitário rigoroso e acompanhamento técnico constante. Após a colheita, investimos muito na classificação, seleção e conservação em câmaras frias, garantindo assim que a ameixa chegue ao mercado com boa firmeza, aparência e sabor". 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Raphaela Ribeiro
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário