Melão: Retorno das chuvas anima produtores para a safra 2018/19

Publicado em 12/06/2018 08:44

Apesar de insuficiente para reverter o déficit hídrico, as chuvas registradas neste ano recuperaram parcialmente a disponibilidade de água para a irrigação no Rio Grande do Norte/Ceará. Com isso, produtores estimam que, mesmo com a manutenção de área, as precipitações podem elevar a produtividade para a próxima safra.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o volume de precipitações se manteve acima da normal climatológica na maioria dos meses (incluindo fevereiro, abril e maio) nesta praça. Com isso, melonicultores voltaram a se animar para a safra 2018/19.

De acordo com colaboradores do Hortifruti/Cepea, este cenário já propiciou melhora na salinidade da água e aumento na capacidade de poços artesianos. Houve relatos, ainda, de que as recentes chuvas incentivaram a retomada de cultivos em regiões antes inativas (devido à seca). Com isso, migrações voltaram a ser observadas para cidades próximas de Mossoró (RN), onde se concentra a melonicultura potiguar/cearense, como Apodi, Baraúna, Ipanguaçu, Felipe Guerra e Upanema.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frutas: produção no RS favorece consumo no verão
Retro 2025-Mandioca/Cepea:Produção cresce em 2025, mas moagem não é otimizada
Cacau sobe em Londres após atingir mínimas de duas semanas
Mais oferta reduz preços de frutas, legumes e verduras em novembro
Da Serra Gaúcha aos Campos de Minas, ameixa é protagonista nas festas de fim de ano
Feijão/Cepea: Valores estão mais firmes; produção no PR deve cair