Cenoura: Após queda no início de julho, preços reagem em Minas Gerais

Publicado em 19/07/2018 09:18

Na região de São Gotardo (MG), a produtividade e a qualidade das cenourasestiveram satisfatórias nos últimos meses, devido ao clima favorável para a produção (frio e seco). A média de produção, em junho, foi de 78 t/ha, aumento de 12,5% em relação ao mês anterior. Este cenário fez com que a oferta se elevasse a partir da segunda semana de junho, ocasionando excesso de mercadoria na região.

Deste modo, os preços foram bastante baixos na primeira semana de julho – a caixa de 29 kg da cenoura "suja" obteve média de R$ 5,20 em São Gotardo. Devido aos baixos valores e pouca demanda, parte das raízes do tipo "A" e "G" foram descartadas, uma vez que a cenoura do tipo "AAA" – padrão de mercado – apresenta melhor procura frente às demais.

Contudo, após o início do mês com preços baixos, os valores se elevaram em 164% a partir da segunda semana e as raízes foram vendidas a R$13,75/cx, em média. O principal motivo para a alta nas cotações foi a finalização da safra de verão, que reduziu a quantidade de raízes disponíveis no mercado, devido à transição entre a temporada de verão e a de inverno. Além disso, segundo colaboradores, o período de recebimento de pagamentos também contribuiu para melhor saída das cenouras.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços do cacau se recuperam após queda de 20% em meio a baixa liquidez recorde
CATI lança Programa Cacau SP, fruto promete ser nova alavanca para o agronegócio paulista
Preços do cacau caem 20% em dois dias em meio à baixa liquidez
Mamão/Cepea: Preços do Havaí caem em abril
Mandioca/Cepea: Preços têm comportamentos distintos entre regiões