Alface: Frio impacta venda de mudas em SP

Publicado em 06/08/2018 13:57

Com as temperaturas mais baixas, a procura por folhosas se reduziu em julho e os preços foram pressionados na segunda quinzena daquele mês, em todas as praças produtoras acompanhadas pelo Hortifruti/Cepea. Com isso, as vendas de mudas também se mantiveram baixas na região de Mogi das Cruzes (SP).

Segundo viveiristas, o período de férias escolares – quando a saída das alfaces é afetada – também impactou nas vendas, por conta da redução do número de pedidos. Além disso, no final de julho, a região sofreu com a seca (devido ao risco de falta d’água), o que limitou o avanço do plantio.

A falta de chuva também prejudicou a qualidade das folhosas – as quais foram irrigadas com menor frequência. No entanto, após esse período de estiagem, as precipitações chegaram a 35 mm em Mogi das Cruzes, principalmente entre os dias 31/07 e 01/08. Com a continuidade das chuvas, o nível dos tanques e reservatórios pode aumentar na região, amenizando, assim, a falta de água anterior.

Nas próximas semanas, a procura por folhosas pode se elevar um pouco, devido ao retorno das aulas – mas ainda deve permanecer retraída, por conta do período de inverno, que reduz o consumo. A produtividade tende a aumentar, também, com a expectativa de normalização das precipitações e clima favorável, reduzindo os problemas decorrentes da seca. Desta forma, mesmo com possível aumento no consumo, a oferta ainda deve ser mais elevada, mantendo os preços nos mesmos patamares.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cacau recupera terreno, mas termina semana com queda de 23%
Mamão/Cepea: Depois de praticamente escassa, oferta de havaí volta a aumentar
Batata/Cepea: Após semana de queda, preços voltam a subir devido às chuvas
Tomate/Cepea: Maturação é mais controlada, e preço sobe nos atacados
Manga/Cepea: Mais uma semana de alta nas cotações do Vale