Melancia: Temporada de exportações se inicia

Publicado em 20/08/2018 17:48

As vendas de minimelancias brasileiras ao mercado internacional se iniciam neste mês, com previsão de que a área plantada no Rio Grande do Norte/Ceará, principal região exportadora, seja semelhante à do ano passado (2.000 hectares). Quanto aos contratos, foram fechados em meados de junho e, para esta temporada, espera-se que o ritmo de envios siga o da safra 2017/18, segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea.

Na última safra (de agosto/17 a março/18), foram enviadas 71,5 mil toneladas de minimelancias ao exterior, segundo dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior), aumento de 2% em relação à temporada anterior e novo recorde. Entre agosto e novembro/17, foi relatada maior incidência de pragas, como a mosca branca. Entretanto, neste ano, os investimentos em novas tecnologias, principalmente controle biológico, podem atenuar os impactos.

A temporada de exportações deve seguir até abril de 2019, com a finalização da colheita no RN/CE. Produtores têm boas expectativas, principalmente quanto à produtividade, que tem aumentado ano a ano mesmo com a crise hídrica, devido ao investimento em novas tecnologias.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

 

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frutas: produção no RS favorece consumo no verão
Retro 2025-Mandioca/Cepea:Produção cresce em 2025, mas moagem não é otimizada
Cacau sobe em Londres após atingir mínimas de duas semanas
Mais oferta reduz preços de frutas, legumes e verduras em novembro
Da Serra Gaúcha aos Campos de Minas, ameixa é protagonista nas festas de fim de ano
Feijão/Cepea: Valores estão mais firmes; produção no PR deve cair