Cenoura: Plantio da safra de verão 2018/19 se intensifica em Minas Gerais

Publicado em 20/09/2018 11:41

O plantio da safra de verão 2018/19, em São Gotardo (MG), começou no início de setembro e deve se intensificar a partir desta semana (17 a 21/09). O clima está favorável até o momento e, mesmo com as chuvas esperadas para a próxima semana, o volume pluvial deve ser baixo e não será prejudicial ao plantio.

Segundo a Climatempo, o acumulado de chuvas entre os dias 24 a 28/09 deve ser de apenas 21 mm. Sendo assim, o calendário de plantio desta temporada não será modificado. O semeio da safra de verão se estende até abril/19, com o início da colheita previsto para janeiro/19.

No momento, a colheita da temporada de inverno segue com boa produtividade, pois o clima atual favorece a produção – e as cultivares de inverno apresentam melhor rendimento em relação às de verão. Entretanto, colaboradores do Hortifruti/Cepea afirmam que as chuvas registradas durante o plantio das variedades de inverno (maio e junho) acarretaram em leve incidência de bifurcação – a qual resultou em descarte de parte das cenouras na semana passada, mas sem grandes prejuízos.

Apesar da boa produção, a oferta está controlada na região mineira e as cotações médias, na parcial de setembro, não apresentaram alterações significativas em relação ao mês de agosto.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mandioca/Cepea: Preços têm comportamentos distintos entre regiões
Contratos futuros do cacau caem quase 10% na semana
Mamão/Cepea: Abril fecha com queda nas cotações do havaí
Cenoura/Cepea: Desafios na qualidade: preços ficam estáveis em MG, apesar da oferta limitada
Manga/Cepea: Após queda expressiva, preço da tommy mais que dobra na semana