Cebola: Geada e clima frio não prejudicam roças sulistas

Publicado em 10/07/2019 11:37

O frio intenso neste início de julho não prejudicou as roças de cebola sulistas, as quais estão em período de semeio e desenvolvimento da safra de verão 2019/20. Pelo contrário: colaboradores do Hortifruti/Brasil relataram que as baixas temperaturas favoreceram as plantações, uma vez que inibiram a proliferação de insetos (pragas) que não resistem às geadas.

Mesmo em Lebon Régis (SC), onde a temperatura chegou a 6°C negativos, os bulbos não foram afetados, pois estavam em período inicial de desenvolvimento, antes da fase de "chicote" (quando a hortaliça atinge altura de três a cinco centímetros e fica vulnerável). Na praça catarinense, apenas uma pequena quantidade de cebolas precoces, que estava nascendo, não resistiu ao clima – mas, segundo agentes, se trata de um descarte praticamente irrelevante em relação ao volume total.

Caso o frio continue causando geadas, algumas áreas com bulbos mais desenvolvidos podem ser prejudicadas. Contudo, até o momento, a produção sulista segue favorável.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CATI lança Programa Cacau SP, fruto promete ser nova alavanca para o agronegócio paulista
Preços do cacau caem 20% em dois dias em meio à baixa liquidez
Mamão/Cepea: Preços do Havaí caem em abril
Mandioca/Cepea: Preços têm comportamentos distintos entre regiões
Contratos futuros do cacau caem quase 10% na semana