Ceasas e Conab discutem formas de modernização do setor hortigranjeiro

Publicado em 28/01/2020 08:28

Representantes das principais Centrais de Abastecimento (Ceasas) do Brasil vão participar de mais um encontro, a ser realizado nesta terça (28) e quarta-feira (29), em Brasília, para apresentar e discutir técnicas e ações de modernização desse setor que é responsável pelo maior volume de distribuição de produtos hortigranjeiros no país.

Os grupos foram organizados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e coordenados pelo presidente da empresa, Newton Araújo Silva Júnior. Nesta etapa, como resultado das oficinas, um relatório com propostas será encaminhado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para análise e execução.

As discussões começaram no final do ano passado, em dezembro, quando foram definidos os temas de maior significação para o processo de modernização. Entre eles, estão os modelos de gestão, políticas públicas e formas de financiamento, além de investimentos prioritários para o mercado atacadista.

Além desses temas, serão discutidas propostas para aprimoramento de boas práticas de comercialização, de redução de perdas e desperdício de alimentos e promoção da segurança alimentar e nutricional, bem como a qualificação e certificação de produtos.

Para fechar o plano de propostas, a Conab integra ainda às discussões o aspecto da inteligência do setor hortigranjeiro. Ações como implementação da metodologia de coleta de dados, aperfeiçoamento da qualidade e segurança das informações também serão pauta de análise.

Fonte: Conab

NOTÍCIAS RELACIONADAS

HORTI RESENHA #125 - A importância do setor de FFLVs para o varejo
Mamão/Cepea: Qualidade segue como desafio, mas rentabilidade fecha no azul no ES
Preços do cacau caem com fraca demanda pesando sobre os preços
Cotada a R$ 0,94/kg, menor preço dos últimos 12 meses, a abobrinha italiana é o destaque da semana (01 a 05/12) no atacado da CEAGESP
Maçã/Cepea: Menor oferta mantém preços em alta
Mercado global de cacau deve registrar superávit na safra 2025/26, aponta Hedgepoint