HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Maçã brasileira inicia nova safra com frutos de alta qualidade e retomada da produção

Publicado em 09/02/2026 14:17
Abertura Nacional da Safra 2025/2026 sinaliza retomada produtiva no Brasil, com maçãs de alta qualidade e projeção de até 1,15 milhão de toneladas

Maçãs maiores, de ótima coloração, suculência e equilíbrio entre açúcar e acidez. Essas características marcam os frutos que serão colhidos a partir deste sábado (7), quando foi oficialmente aberta a colheita nacional da safra 2025/2026 da maçã, em Vacaria (RS), em um pomar da Rasip Agro. O período vem na esteira da recuperação dos volumes produtivos, após condições climáticas que favoreceram a alta qualidade do produto, com atributos que agregam valor no mercado doméstico e internacional.

De acordo com a Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM), a projeção para a safra é de 1,05 milhão a 1,15 milhão de toneladas, retomando patamares próximos à média histórica do setor após dois anos de volumes mais baixos.

Para o presidente da ABPM, Francisco Schio, o momento é de consolidação da qualidade aliada à retomada produtiva. “Esta safra sinaliza a volta a volumes mais próximos da normalidade, com um diferencial importante de qualidade. Temos maçãs com excelente padrão visual, sabor equilibrado, além de alto nível de tecnificação no campo, o que fortalece a competitividade do Brasil”, afirmou.

Resultado de planejamento, tecnologia e dedicação no campo, a maçã brasileira reafirma sua relevância para a economia e para o desenvolvimento sustentável do país.

“A safra mostra que, mesmo diante das adversidades, o setor segue forte, organizado e comprometido com a qualidade, a sustentabilidade e o desenvolvimento do Brasil. A maçã brasileira é fruto de trabalho, ciência e coragem”, disse o diretor executivo da ABPM, Moisés Lopes de Albuquerque.

O presidente executivo da RAR Agro & Indústria, Sergio Martins Barbosa, reiterou o cenário favorável da safra, após períodos marcados por adversidades climáticas. “As condições foram mais próximas da normalidade produtiva, o que se reflete em frutas de excelente qualidade, bom sabor e alto potencial de conservação, fortalecendo a competitividade da maçã brasileira”, detalhou.

Durante a abertura oficial, também foi destaque o aumento das exportações brasileiras de maçã. A projeção para a safra 2025/2026 é de 60 mil toneladas exportadas, com participação expressiva do Rio Grande do Sul, responsável por cerca de 40 mil toneladas, e de Santa Catarina, com 20 mil toneladas.

“Exportamos para mais de 20 países e isso é essencial para o equilíbrio do setor, especialmente durante a safra, quando a oferta interna é maior”, ressaltou o diretor executivo da ABPM.

Os embarques atendem mercados como Índia, Portugal, Irlanda, Emirados Árabes Unidos, Rússia, Reino Unido, Bangladesh, Países Baixos e Arábia Saudita, que reconhecem a qualidade, a segurança alimentar e a rastreabilidade da maçã brasileira.

O superintendente federal do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) no Rio Grande do Sul, José Cleber Dias de Souza, destacou a responsabilidade do setor e do poder público na consolidação da fruticultura nacional. “É uma responsabilidade dar continuidade e aperfeiçoar cada vez mais esse trabalho, auxiliando o Brasil a sair da condição de importador, como era na década de 1970, para a de exportador. O Ministério da Agricultura e Pecuária tem uma contribuição fundamental nesse processo”, destacou.

Interlocução entre setores

Após a solenidade, os participantes realizaram uma visita técnica à unidade da Embrapa em Vacaria, ampliando o diálogo entre produtores, pesquisadores e gestores públicos sobre inovação, produtividade e sustentabilidade na cadeia da maçã.

O evento reuniu autoridades e lideranças do setor público e privado, entre elas o presidente executivo da RASIP Agro, Sergio Martins Barbosa; o prefeito do município de Vacaria, André Rokoski; o presidente da Câmara de Vereadores, Clodoaldo Rezende; o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Maçã (ABPM), Francisco Schio; o superintendente federal do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) no Rio Grande do Sul, José Cleber Dias de Souza; o secretário adjunto da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Márcio Madalena, representando o Governo do Estado do Rio Grande do Sul; os deputados federais Alceu Moreira e Afonso Hamm; o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Sérgio Peres; os deputados estaduais Carlos Burigo e Ernani Polo; o secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini; o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo; a chefe adjunta de Transferência de Tecnologia, Andrea de Rossi, representando o chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho, Adeliano Cargnin; e o presidente da Câmara Municipal de Vacaria, Clodoaldo Rezende.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
ABPM

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário