Melancia: Com falta de graúdas, fruta se valoriza 33% na BA

Publicado em 06/03/2020 15:50

Os preços da melancia foram firmes nesta semana (02 a 06/03) nas lavouras do País. Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, a oferta está reduzida, permitindo valorização da fruta pela segunda semana consecutiva. Além da falta de graúdas no RS e do início ainda lento da safrinha paulista em Marília/Oscar Bressane (SP), agentes relatam menor volume também na Bahia. De acordo com produtores de Teixeira de Freitas (BA), mesmo com a maior área nesta segunda parte da safra, a colheita está sendo escalonada, para evitar acúmulos.

Nesta semana, a melancia graúda (>12 kg) foi cotada a R$ 0,75/kg na Bahia, aumento de 33% frente à passada. Já em SP, a de mesmo calibre foi cotada a R$ 0,67/kg nesta primeira semana de colheita. Vale ressaltar que as chuvas na Bahia têm atrasado os carregamentos da fruta, o que também limita a oferta disponível para comercialização.

Para os próximos dias (07 a 11/03), o clima mais quente em São Paulo (SP) – segundo a Climatempo – pode aumentar a demanda pela melancia, o que deve continuar elevando os preços.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Produção de noz-pecã pode chegar a 7 mil toneladas na safra 2026
Ministério da Agricultura e Apex destacam potencial da Fruit Attraction São Paulo para dar visibilidade global à fruticultura brasileira
Cacau cai 7% para mínima em dois anos em NY
Batata/Cepea: Chapada Diamantina (BA) registra altas produtividades
Manga/Cepea: Com crescimento da oferta, preços no Vale recuam na abertura do mês
Maçã brasileira inicia nova safra com frutos de alta qualidade e retomada da produção