Melancia: Desvalorização é acentuada nas lavouras paulistas

Publicado em 30/03/2020 08:18

 Os preços da melancia recuaram significativamente nesta semana (23 a 27/03) no estado de São Paulo. Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, a maior oferta na roça, devido à intensificação da colheita em Itápolis (SP), juntamente com a queda na demanda (por conta do isolamento social diante do coronavírus), pressionaram as cotações fruta. A graúda (>12 kg) foi cotada a R$ 0,43/kg, forte recuo de 54% frente à semana anterior. Vale lembrar que a queda acentuada também se deve aos valores mais altos da fruta paulista na semana passada.

De acordo com produtores, a colheita mais pronunciada em Itápolis foi acompanhada de perdas na roça – em vista dos acúmulos pela diminuição nos carregamentos. Outra preocupação de produtores desta praça é quanto ao clima seco, que pode impactar na produção (diante da falta de irrigação na maioria das lavouras). Já em Marília/Oscar Bressane (SP), as atividades de campo estão mais lentas – com menor volume de frutas graúdas e previsão de encerramento da safrinha na primeira quinzena de abril.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Produção de noz-pecã pode chegar a 7 mil toneladas na safra 2026
Ministério da Agricultura e Apex destacam potencial da Fruit Attraction São Paulo para dar visibilidade global à fruticultura brasileira
Cacau cai 7% para mínima em dois anos em NY
Batata/Cepea: Chapada Diamantina (BA) registra altas produtividades
Manga/Cepea: Com crescimento da oferta, preços no Vale recuam na abertura do mês
Maçã brasileira inicia nova safra com frutos de alta qualidade e retomada da produção